Neste domingo (30) foi realizado o segundo turno das eleições municipais de 2016. Em Maceió estavam na disputa os candidatos Rui Palmeira (PSDB) e Cícero Almeida (PMDB).
Confira o resultado da apuração:
Rui Palmeira (PSDB) – 60,27% – Eleito
Cícero Almeida (PMDB) – 39,73%
Brancos – 3,59%
Nulos – 9,91%
O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), foi reeleito para maias um mandato na capital alagoana, derrotando o grupo político do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), projeta o Datafolha.
Com 90% das urnas apuradas, Palmeira teve 59,47% dos votos válidos contra 40,53% do ex-prefeito Cícero Almeida (PMDB). Brancos e nulos somaram 13,62%.
A vitória do PSDB na capital representa mais um revés nestas eleições para o PMDB de Renan Calheiros e do governador Renan Filho.No primeiro turno, o PMDB venceu em 38 das 102 cidades de Alagoas. Mas foi derrotado nas três maiores cidades do interior: Arapiraca, Rio Largo e Palmeira dos Índios.A vitória folgada de Rui Palmeira (PSDB) na capital o coloca como candidato natural ao governo do Estado em 2018, quando deve enfrentar nas urnas o governador Renan Filho.
A campanha eleitoral na capital alagoana foi marcada por uma disputa antecipada entre PMDB e PSDB, com ataques mútuos entre os candidatos dos dois partidos.
Prefeito de Maceió entre 2005 e 2012, Cícero Almeida filiou-se ao PMDB no final do ano passado para disputar a prefeitura com o apoio dos Calheiros, numa aliança classificada por adversários como um “casamento de conveniência”.
Em busca de uma hegemonia para o seu grupo, o governador Renan Filho envolveu-se diretamente na campanha na tentativa de impulsionar Almeida. No horário eleitoral, falava que a eleição dos eu aliado possibilitaria parcerias com o governo do Estado.Na campanha, Almeida fez um balanço de suas duas gestões como prefeito e se apresentou como um candidato “realizador” e “tocador de obras”.
Por outro lado, criticou seu adversário por compromissos feitos em 2012 que não foram cumpridos. No horário eleitoral, Palmeira era chamado de “rei das promessas”.
O prefeito Rui Palmeira, por outro lado, apresentou obras feitas na sua gestão e comparou a sua biografia com a de Almeida.
Afirmava ser “ficha limpa”, fazendo um contraponto com seu adversário, que é alvo de inquérito no STF que investiga a contratação supostamente irregular de uma empresa de limpeza pública -acusação negada pelo peemedebista.
Leia mais sobre: Apuração Eleições 2016 - Segundo Turno