O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), realizou, na madrugada desta quinta-feira (16), vistorias em unidades de saúde da capital com o objetivo de avaliar as condições estruturais e o atendimento prestado à população nas áreas de urgência e emergência.
UPA de Campinas
A agenda teve início às 23h50 de quarta-feira (15), na UPA de Campinas, onde foram identificados problemas estruturais. “A estrutura está precária, mas vamos buscar alternativas para que ela funcione adequadamente. Há pontos positivos, como a presença de médicos em atendimento, além da pediatria e sala de recuperação em operação. No entanto, equipamentos como o ar-condicionado e a máquina de infusão precisam de reparos. Há muito a melhorar”, pontuou o prefeito.
Durante a inspeção, o controlador-geral do município, Juliano Gomes Bezerra, ressaltou que o atendimento na UPA de Campinas será desafogado com a ampliação da oferta de pediatria em outras unidades, o que permitirá uma reforma mais ágil.
Cais Cândida de Morais
Em seguida, a comitiva visitou o Cais Cândida de Morais, onde encontrou, segundo a assessoria de Mabel, instalações em melhores condições que as da UPA de Campinas. No entanto, pacientes relataram ao prefeito a falta de atendimentos especializados, como ortopedia e cardiologia. “As dificuldades ainda são grandes, mas vamos trabalhar para atender às necessidades identificadas”, garantiu o gestor.
“Precisamos melhorar muito, por outro lado, já temos medicamentos e insumos disponíveis, o que é um avanço. As mudanças não acontecem de forma imediata, mas com empenho vamos alcançar o padrão desejado. Precisamos organizar escalas e ajustar vários pontos”, acrescentou Mabel.
Além do prefeito, a comitiva contou com a participação de Márcio de Paula Leite, médico e ex-interventor estadual na área da Saúde; o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer; e o controlador-geral do município, Juliano Gomes Bezerra.
Leia mais sobre: Prefeitura de Goiânia / Sandro Mabel / Saúde Goiânia / Cidades

