05 de dezembro de 2025
Mobilidade • atualizado em 28/07/2025 às 12:42

Mabel promete sincronizar semáforos e implantar zona azul em Campinas até o fim de 2026

Segundo Mabel, medidas aumentam a velocidade média dos ônibus em quase 30% e reforçam que a cidade está sendo desenhada para priorizar o transporte coletivo
Mabel entrega Corredor da Avenida 24 de Outubro, importante via que corta o bairro de Campinas. Foto: Ruber Couto.
Mabel entrega Corredor da Avenida 24 de Outubro, importante via que corta o bairro de Campinas. Foto: Ruber Couto.

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), anunciou nesta segunda-feira que a região de Campinas deve receber, até o fim de 2026, a implantação do sistema de zona azul e a total sincronização dos semáforos. A promessa foi feita durante a entrega do Corredor da Avenida 24 de Outubro, que passou por ampla requalificação viária e representa um avanço importante para a mobilidade urbana da capital.

Com 3,8 km de extensão, o novo corredor recebeu melhorias como a implantação de sistema binário com a Rua da Passagem, ampliação de calçadas, nova sinalização e reprogramação da temporização dos semáforos. “Sincronizamos todos os semáforos aqui para criar a onda verde, permitindo parar no máximo uma vez a cada 10 sinais. Isso aumenta em quase 30% a velocidade média dos ônibus e mostra que Goiânia está sendo desenhada para priorizar o transporte coletivo”, destacou Mabel.

A região de Campinas, conhecida pelo intenso fluxo de veículos e forte presença do comércio, também será contemplada com a implantação da zona azul. Segundo o prefeito, a medida vai ordenar o estacionamento, reduzir a rotatividade irregular e contribuir para melhorar a fluidez no trânsito. “Hoje o trânsito aqui é motivo de reclamação. Quando abre um sinal, já para no outro. Vamos acabar com isso até o final do ano que vem, deixando a cidade inteiramente sincronizada”, garantiu.

Essas medidas aumentam a velocidade média dos ônibus em quase 30% e reforçam que a cidade está sendo desenhada para priorizar o transporte coletivo.

No novo corredor, o sentido duplo foi mantido em trecho de 3 km entre as avenidas Tirol e Perimetral, com duas faixas por sentido. O estacionamento foi reorganizado de forma intercalada para atender comerciantes, moradores e usuários. Além disso, 19 cruzamentos semafóricos foram reprogramados e um novo semáforo foi instalado na Rua Geraldo Ney, ampliando a segurança nas travessias. O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, destacou que a inclusão de faixas de pedestres e o ajuste dos tempos de travessia também foram prioridades.


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