22 de novembro de 2024
Política

Mabel pretende zerar déficit da prefeitura já no primeiro ano de mandato

Valdivino de Oliveira, afirmou, nesta terça-feira (12), que a principal meta da administração de Mabel será eliminar o déficit nas contas da Prefeitura já no primeiro ano
Segundo Valdivino, a gestão de Mabel terá como objetivo administrar a Prefeitura de Goiânia de forma similar a uma empresa. (Foto: Jucimar de Sousa).
Segundo Valdivino, a gestão de Mabel terá como objetivo administrar a Prefeitura de Goiânia de forma similar a uma empresa. (Foto: Jucimar de Sousa).

O nome escolhido pelo prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), para comandar a Secretaria de Finanças na próxima gestão, Valdivino de Oliveira, afirmou, nesta terça-feira (12), que a principal meta da administração de Mabel será eliminar o déficit nas contas da Prefeitura já no primeiro ano. A declaração foi feita ao Jornal O Popular, onde Valdivino ressaltou a importância de garantir recursos suficientes para viabilizar as obras e intervenções necessárias na cidade.

Segundo Valdivino, a gestão de Mabel terá como objetivo administrar a Prefeitura de Goiânia de forma similar a uma empresa. “Nenhuma empresa é gerida para ter prejuízo. Todo empresário busca lucrar. Da mesma forma, na administração pública, nosso foco será alcançar um superávit”, afirmou Oliveira. Para isso, Mabel planeja adotar um modelo baseado em declarações de resultado econômico (DREs), onde “cada setor da Prefeitura será responsável por gerar um resultado econômico”, explicou Oliveira.

Vale lembrar que na segunda-feira (11), o futuro secretário destacou que a estratégia a ser adotada pela próxima administração da capital será voltada à otimização da arrecadação e a minimização dos gastos. Também foi feita uma projeção apontando que o saneamento das contas da Prefeitura deverá durar os quatro anos do próximo mandato.

Nós vamos estar sempre procurando otimizar a arrecadação e sempre procurando minimizar os gastos para que o município possa ter uma condição de ter superávit, como já teve em outras épocas.

Uma das principais despesas da Prefeitura atualmente é com a folha de pessoal, conforme documento publicado em outubro, o Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO) citou este item entre principais desafios da capital. A despesa cresce desde 2022 e atualmente se aproxima limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).


Leia mais sobre: / / / Cidades / Goiânia / Política