05 de dezembro de 2025
Cidades

Mabel lança projeto nacional de modernização da mobilidade urbana em evento da FNP, em Goiânia

A proposta do projeto-piloto é criar uma estrutura unificada e automatizada para a coleta e o compartilhamento de informações sobre o sistema de transporte coletivo
O evento ocorre na sede da Fecomércio e será aberto pelo prefeito de Goiânia e presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da FNP, Sandro Mabel. Foto: Divulgação.
O evento ocorre na sede da Fecomércio e será aberto pelo prefeito de Goiânia e presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da FNP, Sandro Mabel. Foto: Divulgação.

Goiânia sedia, nesta segunda-feira (28), o lançamento do projeto “Mobilidade em Foco: Aprimoramento do Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana (SIMU)”, iniciativa da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) que busca modernizar a gestão de dados do transporte público nas cidades brasileiras. O evento ocorre na sede da Fecomércio e será aberto às 9h pelo prefeito de Goiânia e presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da FNP, Sandro Mabel.

A proposta do projeto-piloto é criar uma estrutura unificada e automatizada para a coleta e o compartilhamento de informações sobre o sistema de transporte coletivo, superando gargalos como a falta de padronização e a inconsistência nos dados do setor. A ideia é substituir os métodos manuais por tecnologias já utilizadas nas grandes cidades, como sistemas de rastreamento de frota via GPS/AVL e bilhetagem eletrônica.

Participam da iniciativa 14 cidades brasileiras: Goiânia, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Florianópolis, Belém, João Pessoa, Campinas, Contagem, Uberlândia, Manaus e Campina Grande. A expectativa é que o modelo contribua para a formulação de políticas públicas mais eficientes, sustentáveis e transparentes em mobilidade urbana.

“Estamos diante de um momento fundamental para repensar e modernizar o transporte público no Brasil. Unificar e automatizar os dados é essencial para tomada de decisões mais inteligentes, com foco no usuário, na eficiência operacional e no equilíbrio econômico do setor”, afirma o prefeito Sandro Mabel.

Mobilidade em Goiânia

Ainda durante o evento, às 10h40, Mabel apresenta o painel “Boas práticas e programa Nova Mobilidade – Goiânia”, no qual detalha o modelo adotado na capital goiana para a gestão do transporte coletivo. A exposição inclui iniciativas de financiamento, modernização da frota, reestruturação de linhas, integração metropolitana e investimentos em infraestrutura.

Como presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da FNP, Mabel tem atuado em articulações nacionais por soluções estruturantes e sustentáveis para o setor, que enfrenta desafios comuns em todo o país, como queda de passageiros, aumento de custos operacionais e necessidade de subsídios públicos.

O projeto Mobilidade em Foco é coordenado pela FNP, com apoio técnico do Ministério das Cidades e recursos do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). A proposta é que a experiência das cidades-piloto sirva de base para expansão do sistema a nível nacional.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Notícias do Estado