05 de dezembro de 2025
MARATONA

Mabel lança 2ª edição do Hackathon GO! Uai Tech com foco em inovação e sustentabilidade

Evento em Goiânia reúne estudantes e profissionais para criar soluções tecnológicas; prêmio é de R$ 3 mil e incubação na PUC-GO
Prefeito lançou também a primeira edição em maio - Foto: arquivo DG
Prefeito lançou também a primeira edição em maio - Foto: arquivo DG

O prefeito Sandro Mabel participou do lançamento, nesta sexta-feira (3), da 2ª edição do Hackathon GO! Uai Tech: Inovar para Preservar, maratona de inovação que busca soluções tecnológicas para os desafios da cidade, valorizando a economia e a cultura goiana.

Realizado por meio da Secretaria de Inovação e Transformação Digital (SIT), em parceria com a PUC Goiás, a maratona terá 50 vagas, para estudantes, desenvolvedores, designers, empreendedores, engenheiros, pesquisadores, entusiastas da tecnologia e sustentabilidade e a sociedade em geral.

Durante a maratona, os participantes terão acesso a oficinas, mentorias, desenvolvimento de protótipos com suporte técnico e Pitch final com avaliação de uma banca. A equipe vencedora receberá prêmio de R$ 3 mil e acesso ao Programa de Incubação da PUC-GO, que também será dado ao 2º e 3º lugar.

Mabel afirmou durante a cerimônia que um dos desafios como gestor é enfrentar o medo que as pessoas têm do desconhecido e superar essas resistências para alcançar dinamismo na administração pública.

“O medo do desconhecido faz com que as pessoas tenham medo de inovar. Nos serviços públicos tem mais ainda. A pessoa já está fazendo a função dela, já faz há muito tempo a mesma coisa. Então, ela tem muita resistência a inovar. Por isso que eu tenho furado algumas bolhas dessas”, afirmou Mabel.

Ele falou em inovação para acelerar procedimentos como licitações.  “Nós demoramos seis meses para fazer uma licitação, isso é um absurdo. Para comprar uma caneta, se bobear, você demora seis meses”, citou.

O secretário de Tecnologia e Transformação Digital, Fábio Christino, reforçou a necessidade de “furar a bolha”. Ele citou que a maratona Hackathon é um instrumento para as pessoas que não estão inseridas nesse contexto de ideias inovadoras. Você movimenta a economia e insere essa pessoa num contexto maior do que ela estava inserida anteriormente”, destacou.

Segundo o secretário, as inscrições foram abertas dia 30, e seguem até dias 10, mas 60% das vagas já foram preenchidas. O endereço para inscrições e informações é:

https://www.goiania.go.gov.br/hackathon-go-uai-tech-2/


Leia mais sobre: / / / Cidades / Educação / Goiânia