Na manhã desta segunda-feira (6), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, inaugurou mais um laboratório Maker na rede municipal de ensino. A unidade beneficiada foi a Escola Municipal Itamar Martins, localizada no Setor Bela Vista. A iniciativa busca estimular a cultura maker, incentivando a produção criativa e tecnológica dos estudantes por meio da ciência e da robótica, e faz parte das comemorações do aniversário de 92 anos de Goiânia, que será celebrado no próximo dia 24 de outubro.
Este é o 15º laboratório Maker instalado na rede municipal. Cada aula atenderá aproximadamente 30 alunos, beneficiando cerca de 560 estudantes com experiências práticas e inovadoras. Durante a solenidade, o prefeito Sandro Mabel destacou que a ação reforça o compromisso da gestão com uma educação eficiente e de qualidade, utilizando a tecnologia como aliada do aprendizado.
“Nós vamos colocar os laboratórios makers em praticamente todas as nossas escolas. O segundo movimento que vamos fazer é a aquisição de 1.475 lousas digitais, de 86 polegadas. Elas possuem recursos digitais avançados, incluindo inteligência artificial, permitindo que professores deem aulas interativas com fotos, vídeos e informações complementares em tempo real”, afirmou.
A secretária de Educação, Giselle Faria, ressaltou que a proposta visa transformar o ensino em Goiânia, incentivando os alunos a se tornarem produtores de tecnologia e não apenas consumidores. “Queremos que nossos estudantes deixem de ser apenas usuários da tecnologia e passem a criar, programar e construir. O compromisso da gestão é garantir que o aluno da rede pública tenha acesso a esse conhecimento e se prepare para o futuro”, reforçou.
Para o vereador Wellington Bessa, o novo laboratório representa uma evolução pedagógica significativa. “O investimento na educação é o principal investimento de uma cidade. Com iniciativas como essa, proporcionamos crescimento, oportunidades e evolução para os estudantes, garantindo que a educação esteja cada vez mais moderna e eficaz”, disse.
O professor de cultura Maker, Paulo Lobo, explicou que o espaço estimula a criatividade dos alunos, incentivando projetos que podem até trazer melhorias para a comunidade. Um exemplo apresentado foi um carrinho construído com escova de roupa, pilha e motor, demonstrando conceitos de energia e movimento de forma prática e divertida.
Os estudantes demonstraram entusiasmo com a novidade. Pedro Sales afirmou estar ansioso para colocar os projetos em prática, enquanto Ana Rafaela Gomes destacou a oportunidade de aprender de forma diferenciada. “A gente aprende coisas novas, como criação de jogos, e se prepara para projetos futuros. É uma experiência muito interessante, diferente das aulas comuns”, disse.
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