O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), e o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, anunciaram nesta sexta-feira (17) a ampliação das unidades de saúde com atendimento de urgência e emergência pediátrica na capital, que passam de 5 para 13. O anúncio foi feito durante um evento no Salão Nobre do Paço Municipal, no 6º andar, às 11h.
“Nós tínhamos falado na campanha sobre a necessidade de termos atendimento pediátrico nas 13 unidades de saúde, como meta para os 100 primeiros dias. O doutor Luiz Pellizzer acelerou e em 15 dias conseguimos ampliar esse atendimento”, destacou o prefeito, ao acrescentar que os profissionais contam com suporte de especialistas 24h via telemedicina.
O atendimento infantil, que passará a ser disponibilizado em todas as unidades de urgência, é diferente do atendimento pediátrico. Enquanto o atendimento pediátrico é realizado exclusivamente por pediatras, profissionais especializados no cuidado de crianças e adolescentes, o atendimento infantil contará com clínicos gerais, capacitados para avaliar casos de menor complexidade que não exigem um especialista pediátrico.
Essa distinção foi destacada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que enfatizou que o atendimento infantil busca ampliar o acesso e reduzir o tempo de espera nas unidades de urgência. Com a medida, o objetivo é assegurar um atendimento rápido e eficaz para as crianças, mesmo em casos em que não há pediatra disponível no momento.
Para o titular da Secretaria Municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, a medida demonstra o cuidado e o compromisso da gestão com a saúde. “São profissionais capacitados para atuar frente às urgências pediátricas e com experiência na assistência à saúde infantil”, afirmou.
Consultas
Além do suporte de forma emergencial, quando a condição de saúde do paciente requer atenção médica imediata, a SMS reforçou que oferta 6.480 vagas mensais para consultas ambulatoriais com pediatras, para acompanhamento do desenvolvimento das crianças. “É fundamental que os pais e responsáveis não busquem atendimento médico somente no momento em que percebem a doença, mas que em todas as fases do crescimento e desenvolvimento da criança”, destaca o secretário municipal de saúde.
A atenção primária fornece atendimento em pediatria para avaliar de forma integral a criança e orientar os pais quanto à prevenção de doenças, alimentação, esquema vacinal, crescimento, quais medicamentos podem ser usados, em quais casos e quando procurar a rede de urgência e emergência. O agendamento das consultas é realizado via WhatsApp pelo telefone 3524-6305 ou pelo número 0800 646 1560 (para ligações com telefone fixo).
Pagamentos
Além disso, o prefeito Mabel também irá formalizou o anúncio do pagamento integral da competência de novembro aos prestadores de serviço da SMS, totalizando R$ 33,5 milhões em repasses. Esses recursos visam reforçar o funcionamento das unidades de saúde e garantir a continuidade dos serviços à população.
Locais de Atendimento Pediátrico 24h:
- Centros de Assistência Integrada Médico Sanitária (CIAMS):
- Urias Magalhães
- Novo Horizonte
- Centros de Atenção Integral à Saúde (CAIS):
- Campinas
- Bairro Goiá
- Vila Nova
- Cândida de Morais
- Parque das Amendoeiras
- Finsocial
- Unidades de Pronto Atendimento (UPAs):
- Residencial Itaipu
- Jardim Novo Mundo
- Jardim América
- Chácara do Governador
- Jardim Curitiba (UPA Noroeste)
Leia mais sobre: Prefeitura de Goiânia / Sandro Mabel / Cidades / Goiânia / Saúde

