Considerada a mais antiga instituição de ensino da Capital, o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Lyceu de Goiânia passa por uma intervenção estrutural e retorna em 2026 com ensino bilíngue português/Francês.
A escola, cuja primeira reforma acontece ao longo de seus quase 90 anos de existência, já conta com mais de 200 alunos matriculados para o próximo ano letivo. A previsão é para a abertura das novas vagas em outubro deste ano.
“A gente começa 2026 já com 220 estudantes, mas com vagas para receber a matrícula de até 600 estudantes”, detalhou a diretora pedagógica da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, Alessandra Almeida, em entrevista ao Diário de Goiás na manhã desta quarta-feira (30).
De acordo com ela, o ensino bilingue da escola será proporcionado aos estudantes por meio da vivência de experiências em diversos componentes. “A proposta bilingue para o Lyceu foi pensada envolvendo muito mais do que aulas de francês. A intenção é o que o estudante, ao entrar nesse colégio, faça uma imersão cultural”, explicou.
Para isso, a instituição contará com professores modulados que se preparam por meio de um curso realizado pela aliança francesa. “Essa articulação começou em 2023. Eu estive com o ministro da França, nós conversamos, eu conheci a escola Lyceu de Paris, a minha equipe começou a tratar com a embaixada francesa, o nosso acordo foi assinado e eles têm dado todo o suporte para o nosso Lyceu”, pontuou o secretária da Educação de Goiás, Fátima Gaviolli, em visita técnica às obras da escola.
Investimento
O projeto do Lycey inclui reforma, ampliação e restauro da parte histórica, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural desde 2005. De acordo com o governo do Estado, o valor do investimento feito na execução da obra é de R$ 13,5 milhões.
Os serviços foram iniciados em janeiro de 2024 e têm previsão de serem finalizados até o final deste ano para que a unidade inicie o ano letivo de 2026 em seu novo prédio e com a oferta do ensino bilíngue português/Francês.
matrículas do oitavo à terceira série
a história do Lyceu, no mundo, é uma história francesa. Então, como ele estava passando por um momento muito ruim em relação à quantidade de alunos, resolvemos investir na estrutura física …
outubro inicia matrículas
entre os dez melhores colégios de Goiânia
Leia mais sobre: Cidades

