07 de agosto de 2024
Leandro Mazzini

Lula x Mercadante – 2º round

 

Tem digitais do ex-presidente Lula a gritaria da base governista para que a presidente Dilma demita o chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que coordena a interlocução com o Legislativo. Parte do PT – os Lulistas – e todo o PMDB querem a vaga por dois motivos. Primeiro, porque a articulação com Mercadante e Pepe Vargas (Relações Institucionais) está um desastre. E segundo porque interessa ao próprio Lula neutralizar Mercadante, um potencial candidato a presidente em 2018, quando Lula tentará voltar.

Todo-poderoso

No jantar que teve com a presidente Dilma no Alvorada, Lula deixou entrelinhas que Mercadante é uma ameaça imediata a ela própria. Com muito poder concentrado.

Barba x Bigode

Lula e Mercadante já não se tratam mais como antes há meses. Quando o ex-presidente percebeu as iniciativas do ministro para concentrar poder e o projeto 2018.

Fogo no palheiro

Ao apontar dedo para Eduardo Cunha, insinuando ser um dos achacadores, o ministro Cid Gomes (MEC) não apenas evitou pedido de desculpa. Sentenciou fim de sua gestão.

AeroBarusco ..

O avião bimotor King Air B200 que era usado por Pedro Barusco (ex-Petrobras), apreendido pela PF em Minas, estava irregular e não poderia voar. A matrícula 18672 na Anac mostra que foi comprado dia 3 de março de 2010 e segue com o certificado de aeronavegabilidade vencido.

..irregular

O avião está no nome da Rio Marine Oil e é o melhor do mundo em sua categoria. Carrega até 7 passageiros – ou malas recheadas, desconfia a PF e o MP – e antes de ser comprado por Barusco e sócio veio dos EUA, e teve seis matrículas diferentes.

Tem treta

Um especialista no setor naval fez as contas e está intrigado. O preço pelo que a Transpetro quer vender seus navios, por caixa, é muito inferior ao que a subsidiária da Petrobras terá de pagar aos próprios compradores para alugar de volta as embarcações..

Alô, MP!

Os compradores dos navios vão reembolsar em dois anos, em contrato de fretes, o que a Transpetro está pedindo pelas embarcações.

Já por aqui..

A Petrobras quer vender seus postos no exterior. No Paraguai e Argentina a estatal é uma mãe para os hermanos. Baixou o preço da gasolina duas vezes os últimos meses.

Ciumeira

O ex-deputado Cândido Vacarezza (PT-SP) vai defender a demissão de Pepe Vargas do Palácio na próxima reunião do PT. ‘Dilma tem que fazer modificações no Governo. Ele não conseguiu articular os políticos da base, nem tentou contato com a oposição’.

Vice-ministra

A chefe de gabinete do Ministério da Pesca, Cláudia Gama, continua no cargo, a despeito da reclamação de servidores, de viagens suspeitas e do uso de carro oficial para atividades pessoais. A Comissão de Ética da Presidência mandou a pasta se virar.

Memorial Jango

João Vicente, filho do ex-presidente João Goulart, que mora em Brasília, deu apoio às reivindicações de Antônio Neto, das Central dos Sindicatos. Conseguiu apoio de deputados para direcionar emendas para a conclusão do Memorial João Goulart.

Quase lá

O Memorial Goulart, projeto de Niemeyer, é erguido próximo ao de JK, o mais famoso da capital. Entraram na lista de colaboradores, via emendas, os deputados Jandira Feghali, Alessandro Molon, Viera da Cunha e Jean Wyllys.

Atentado intestinal

Em tempos de medo de atentados em voos, surgiu o terrorismo intestinal. No sábado, um voo da British Airways de Londres para Dubai retornou a Heathrow por causa do cheiro deixado por um passageiro no sanitário, que contaminou a cabine.

Atentado químico

Bashar Al Assad está usando armas químicas contra rebeldes. Ocorreu em ataque com gás cloro no noroeste da Síria, na segunda: matou seis pessoas e intoxicou 70.

Ponto Final

Obras de arte apreendidas na casa de Duque serão doadas amanhã a Museu Niemeyer Curitiba. Originais Djanira, Guignard, Antonio Poteiro etc

 

Com equipe DF, SP e Nordeste


Leia mais sobre: Leandro Mazzini

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários

Recomendado Para Você

Leandro Mazzini

Pizzolato na Papuda

Leandro Mazzini

A blindagem do juiz Sérgio Moro