O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprirá agenda em Porto Alegre neste domingo (5) para acompanhar ações humanitárias e de resgate no Rio Grande do Sul. O estado está sendo assolado pelas fortes chuvas, com alagamentos e em estado de calamidade pública. Lula esteve no estado na última quinta-feira (2) para acompanhar os trabalhos e gerir estratégias, e agora retorna junto a outros ministros.
Nas redes sociais, o presidente afirmou que fará o que for necessário para não deixar a população gaúcha desamparada. “O governo federal está em diálogo permanente com o governo do Rio Grande do Sul e com as prefeituras para apoiar a região no que for necessário. Não mediremos esforços para ajudar os municípios que sofrem com as chuvas e salvar vidas”, escreveu Lula.
Neste domingo (5), Lula se encontrará com os nove ministros, entre eles, o da Fazenda, Fernando Haddad; a da Saúde, Nísia Trindade, e o da Educação, Camilo Santana. O objetivo é instalar um gabinete de crise que agilizará a comunicação entre as equipes socorristas e de assistência, entre o governo federal e os municípios mais atingidos pelos temporais no estado.
Além disso, o presidente se reunirá também com o governador gaúcho, Eduardo Leite, prefeitos dos municípios afetados e autoridades locais, com o objetivo de reforçar o trabalho conjunto que está sendo feito. Na última quinta (2), quando esteve no município de Santa Maria (RS), Lula fez questão de garantir que não faltariam recursos por parte do governo federal para a população gaúcha. Até o momento, o governo federal já anunciou a destinação de R$ 58 milhões em verbas emergenciais para o Rio Grande do Sul.
Com informações da Agência Brasil
Leia mais sobre: chuvas no RS / Lula / Rio Grande do Sul / Brasil