14 de outubro de 2024
VISITA PRESIDENCIAL

Lula virá a Goiânia e Aparecida na quinta-feira para agendas na Educação

Assessoria da SRI da Presidência confirma vinda do presidente para inaugurações do IFG e da UFG na próxima semana
Presidente da República virá inaugurar polo do IFG e instalações da UFG - Foto: Ricardo Stuckert/PR
Presidente da República virá inaugurar polo do IFG e instalações da UFG - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), virá a Goiânia e Aparecida de Goiânia na próxima quinta-feira (4) em sua primeira visita a Goiás no mandato atual. Lula vai inaugurar um polo de inovação do Instituto Federal de Goiás (IFG) em Goiânia, próximo da BR-153, e as instalações do novo Câmpus da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Aparecida.

O chefe de gabinete da Secretaria Executiva de Relações Institucionais da Presidência da República, Sérgio Alberto Dias, conhecido como Serjão, informou ao Diário de Goiás que a agenda está confirmada. A programação completa e os detalhes da vinda estão sendo fechados.

Expectativa

A visita é esperada desde o ano passado, quando ele não pode comparecer à inauguração de um trecho da Ferrovia Norte-Sul em Rio Verde, por conta de mau tempo para o pouso presidencial.

Recentemente, aliados do presidente em Goiás chegaram a confirmar a vinda dele para o evento na UFG de Aparecida, mas era um convite que não teve confirmação do Palácio do Planalto na época.

A vinda gera expectativa tendo em vista Lula ter tido votação inferior à do ex-presidente Jair Bolsonaro (58,81%) em Goiás. De modo geral, neste terceiro mandato, dos 26 estados, o presidente só visitou um no Centro-Oeste (Mato Grosso) e 11 de outras regiões. No Centro-Oeste ele obteve 39,79% dos votos em 2022.

Após as turbulências depois da posse presidencial e da tentativa de golpe em janeiro de 2023, a expectativa é de que o presidente tenha melhorado na preferência dos eleitores goianos. Os candidatos do partido dele, o PT, e da base aliada, contam com essa proximidade para se fortalecerem ante as eleições municipais deste ano.


Leia mais sobre: / / / Brasil / Política