O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na Itália onde será recebido na segunda-feira (13), pela primeira vez, pelo Papa Leão XIV no Vaticano. O encontro foi confirmado durante passagem do presidente brasileiro por Roma para compromissos internacionais com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO)
A audiência foi confirmada pelo serviço de imprensa da Santa Sé e pelo governo federal, conforme publicou o portal Terra. É grande a expectativa sobre o teor do primeiro encontro entre Lula e o novo pontífice desde que assumiu o comando da Igreja Católica. O antecessor, Papa Francisco, tinha relacionamento muito bom com Lula.
O presidente deve reforçar o convite para que o Papa esteja presente na COP30, que será realizada no próximo mês, em Belém.
A reunião ocorrerá enquanto o presidente brasileiro participa do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela FAO, e de uma reunião presencial do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada pelo G20 sob a presidência brasileira.
Em outros governos, Lula já havia sido recebido por João Paulo II e Bento XVI, antes de Francisco e Leão XIV, no atual governo.
A expectativa é de que a comitiva brasileira, retorne ao Brasil ainda na noite de segunda-feira. Além da primeira-dama, Janja, acompanham a viagem os ministros Mauro Vieira, das Relações Exteriores, Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Leia mais sobre: COP30 / Itália / Lula / Papa Leão XIV / Vaticano / Brasil / Política

