23 de novembro de 2024
Brasil

Lula terá de trabalhar e deverá migrar para regime semiaberto

O ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, preso desde abril de 2018, deverá cumprir o restante de sua pena no regime semiaberto. Até o fim de sua pena, ainda terá de trabalhar, mesmo contra sua vontade. As informações são da coluna Radar, da Veja.

A coluna lembra que Lula completou ao longo desta semana um sexto da pena a que foi condenado no caso do tríplex. Neste caso, deverá progredir ao semiaberto como todo presidiário.

Lula tem tentado retardar este momento. Vem dizendo em entrevistas que só saí da prisão, após que sua inocência for comprovada. Mas não é o que deve acontecer. A Lava-Jato decidiu pedir sua transferência ao semi-aberto. Neste caso, ele irá para a rua durante o dia, com a obrigação de trabalhar e ao final do dia, retornará ao local que será definido pela Justiça.

Lula foi condenado as 12 anos e um mês de reclusão e vem cumprindo-a desde abril de 2018, na sede da Policia Federal em Curitiba. Desde o inicio deste ano, passou a conceder entrevistas à diversos veículos de comunicação. Já chegou a dizer que só sai de lá após a sua inocência comprovada e já chegou a dizer que um dia, verá o ex-juiz que aplicou a sua sentença na cadeia.

No começo de agosto, teve sua transferência determinada para um presídio comum em Tremembé, no interior de São Paulo. Neste caso, compartilharia sua cela com outros presos. O STF interviu e impediu que a decisão se consumasse.


Leia mais sobre: Brasil