22 de novembro de 2024
Entrevista • atualizado em 26/04/2023 às 14:33

Lula tem todo o direito em indicar Cristiano Zanin, mas pode estar fazendo “balão de ensaio”, avalia Juruna

Surpresas podem surgir na primeira indicação de Lula ao Supremo

Histórico advogado petista, Sebastião Ferreira Leite, o Juruna, defende em entrevista ao Diário de Goiás que o nome do advogado Cristiano Zanin para a indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Supremo Tribunal Federal. Nome polêmico? Para ele, nenhum pouco. “O critério é a constituição e a constituição exige três critérios: notório saber jurídico, probidade e mais de 35 anos. Se preencher esses critérios constitucionais, especialmente o notório saber jurídico”, destaca.

Em seu coro a Cristiano, também está a trajetória do advogado que defendeu Lula durante todo o processo da Operação Lava-Jato, um dos pontos sensíveis que a oposição petista leva em conta para desconsiderar sua indicação. “Ainda que o advogado seja do presidente da República, é advogado. Ele é inscrito na OAB-GO. Tem mais de 30 anos que eu o conheço na condição de advogado. Em 1994, na campanha, ele já era casado com a Waleska Teixeira e ele já era advogado”, defende.

Veja a entrevista na íntegra do advogado Sebastião Juruna ao diretor de redação do Diário de Goiás, Altair Tavares.

A característica de “advogado militante” ou “advogado de balcão” atrai Juruna diante da indicação e faz defendê-lo, além de atestar o nome de Zanin para a cadeira no Supremo. “Agora, militante de ter o calo no umbigo e balcão do fórum, me parece que a indicação do Zanin vem prestigiar a enorme categoria dos advogados que são aqueles que fazem com que a Justiça funcione”, pontua.

Surpresas podem ocorrer? Com certeza. Juruna avalia que Lula pode estar fazendo um grande “balão de ensaio” em torno da indicação de Cristiano Zanin, mas também prevê coerência no que avalia ser a sua ‘segunda indicação’. “Uma das coisas que eu tenho convicção que o presidente tem é gratidão com o Lewandowski. Ele pode nesse primeiro momento ouvir a sugestão do Lewandowski. O Lewandowski foi o melhor exemplo de um juíz que pode seguir a constituições e garantir os direitos individuais.”


Leia mais sobre: Política