16 de novembro de 2024
Eleições 2022

Lula tem 62% das intenções de voto na Bahia e Bolsonaro 15%, diz Genial/Quaest

O levantamento também pesquisou as intenções de voto para segundo turno. Lula venceria Bolsonaro, por 70% a 19%
Lula amplia margem na Bahia em nova pesquisa Genial/Quaest
Lula amplia margem na Bahia em nova pesquisa Genial/Quaest

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 62% das intenções de voto em primeiro turno na Bahia, de acordo com pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 23. O presidente Jair Bolsonaro (PL) vem em segundo, com 15%.

Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro e soma 5%. Dividem o quarto lugar Sergio Moro (Podemos) e André Janones (Avante), com 3%. João Doria (PSDB) e Simone Tebet (MDB) possuem 1%, cada. Alessandro Vieira (PSDB), Felipe D’Ávila (Novo) e Eduardo Leite (PSDB) não pontuaram. Brancos e nulos, 6%. Indecisos, 4%.

A pesquisa foi feita antes do anúncio de Vieira de que será pré-candidato ao governo de Sergipe. Ele, que disputaria a Presidência da República pelo Cidadania, deixou o partido e se filiou ao PSDB. Leite deve ingressar no PSD para concorrer ao Planalto.

O levantamento também pesquisou as intenções de voto para segundo turno. Lula venceria Bolsonaro, por 70% a 19%. O instituto ainda questionou os entrevistados se o presidente merece ser reeleito. Para 79%, não. Outros 18% acham que sim, enquanto 3% não sabem ou não responderam.

Avaliação do governo federal

A percepção do governo Bolsonaro é negativa para 62% dos baianos, enquanto 22% veem a gestão como regular. Apenas 13% avaliam a administração como positiva. Outros 3% não sabem ou não responderam.

Avaliação do governo estadual

A pesquisa também mensurou o sentimento dos entrevistados em relação ao governador Rui Costa (PT). A avaliação é positiva para 44% e regular para 33%. Por outro lado, 16% possuem percepção negativa sobre o governo. Não sabe ou não responderam, 7%

O levantamento ouviu 1.140 pessoas em 64 municípios baianos de forma presencial, entre os dias 16 e 19 de março. A margem de erro é de 2,9 pontos porcentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número BA-06141/2022. (Por Bruno Luiz e Giordanna Neves/Estadão Conteúdo)


Leia mais sobre: / / / Brasil