O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à frente na corrida eleitoral pela presidência. É o que aponta uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (10). O presidente Jair Bolsonaro é o segundo colocado.
Segundo o levantamento, Lula tem 48% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece com 21%. Sergio Moro (Podemos) aparece com 8%. Ciro Gomes (PDT) tem 6% e João Doria (PSDB) chega a 2%.
Na pesquisa estratificada por renda, Lula lidera entre quem recebe até cinco salários mínimos. Entre os trabalhadores cujos rendimentos vão até dois salários mínimos, a pesquisa aponta que 61% votariam no petista e 15% em Bolsonaro. No grupo acima de cinco salários mínimos, há empate técnico.
O levantamento foi realizado presencialmente de 3 a 6 de novembro, com 2.063 pessoas com 16 anos ou mais, em 123 municípios brasileiros. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Se a avaliação por for região, a liderança também é de Lula em todas elas. A maior vantagem do petista é no Nordeste, onde ele aparece com 60% contra apenas 13% de Bolsonaro. A diferença é menor no Centro-Oeste, onde o ex-presidente é o preferido de 34%. Bolsonaro fica com 26%.
Leia mais sobre: Eleições 2022 / Jair Bolsonaro / Luiz Inácio Lula da Silva / Pesquisa eleitoral / Política