10 de agosto de 2024
Eleições 2022 • atualizado em 15/08/2022 às 11:52

Lula sobe 4 pontos e tem 45% e Bolsonaro se mantém com 34%, diz pesquisa BTG/FSB

Lula e Bolsonaro segue tecnicamente empatados na região Sudeste. O petista mantém ampla vantagem entre os eleitores da região Nordeste
(Foto: Montagem DG)
(Foto: Montagem DG)

A nova rodada de pesquisa do Instituto FSB encomendada pelo banco BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (15), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está com 45% das intenções de voto para presidente, e Jair Bolsonaro (PL), se mantém com 34%. O petista subiu 4 pp, se comparando a última pesquisa realizada.

Já o candidato Ciro Gomes (PDT), alcançou 8% e Simone Tebet (MDB), 2%. Os demais nomes para candidatura à presidência não pontuaram. Votos brancos e nulos somaram 1% e 2% não souberam responder, enquanto 5% disseram não votar em nenhum dos candidatos.

Empatados

Lula e Bolsonaro seguem tecnicamente empatados na região Sudeste, onde o total de eleitorado soma 43%. O petista mantém ampla vantagem entre os eleitores da região Nordeste, 64% a 19% na simulação de primeiro turno.

A diferença entre os candidatos acontecem na semana que ocorre o pagamento do Auxílio Brasil, no valor de R$ 600, que hoje faz parte das bandeiras de campanha de Bolsonaro. Mas, ainda segundo a pesquisa, Lula segue mais votado entre quem recebe o benefício e entre os beneficiados indiretamente.

Segundo turno

Para o segundo turno, Lula levaria a melhor. O petista venceria Bolsonaro por 53% a 38%. Em um eventual segundo turno entre Ciro Gomes, Lula venceria com 50% a 29% e com Simone Tebet, ele venceria por 54% a 26%.

Em um cenário de segundo turno entre Ciro Gomes e Jair Bolsonaro, o pedetista ganharia por 47% a 39%, já entre Simone Tebet e o atual presidente, de acordo com a pesquisa, haveria um empate técnico com 42% a 40% para Bolsonaro.

Insatisfação

Ainda de acordo com a pesquisa, o atual governo apresenta 44% de insatisfação considerado péssimo ou ruim. 33% considera bom ou ótimo. Já 55% dos entrevistados disseram desaprovar a forma de governar de Bolsonaro, e 38% aprova a atual gestão.

Metodologia

Foram ouvidos 2 mil eleitores entre os dias 12 e 14 de agosto, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-00603/2022.


Leia mais sobre: / Eleições 2022 / Notícias do Estado / Política

Comentários