O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deverá se reunir com o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), na próxima terça-feira (22) para propor arranjo e conseguir aproximação com parlamentares do Centrão. De acordo informações internas divulgadas pelo Estadão, o PT está de olho na no comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, em troca do não lançamento de um nome próprio do partido para eleição à Presidência da Casa.
O arranjo com o partido de Lira propõe a recondução ao cargo, já que sem outros nomes apoiados pelo Planalto, o caminho fica livre para reeleição. A estratégia tem como principal objetivo o alinhamento com a oposição antes mesmo do início do governo de Lula. Conforme o Estadão, a ideia é discutir distribuições de chefias de comissões.
Lula deve intensificar as negociações nos próximos dias, com expectativas de preparação dos caminhos para aprovação da PEC de Transição. A medida de negociações promete ser a solução para construir uma base de apoio no Congresso.
Leia mais sobre: Arthur Lira / presidência da câmara / Política