A última pesquisa Ipespe/Abrapel divulgada neste sábado (01º) antes das eleições gerais para presidente da República, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estável com 46% da intenção de voto, repetindo o percentual do último levantamento. O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) oscilou dois pontos para baixo e agora tem 33% das intenções de voto.
Quando se leva em conta todos os votos, brancos ou nulos são 3% e não sabem ou não responderam 1%. Demais candidatos fizeram 1% ou menos. O ex-governador do Ceara, Ciro Gomes (PDT) tem 7% e a senadora Simone Tebet (MDB) tem 6% subindo dois pontos percentuais.
LEIA TAMBÉM: A um dia das eleições, 8 pontos separam Bolsonaro de Lula, aponta CNT/MDA
Levando em conta os votos válidos, quando se exclui aqueles os indecisos, nulos e brancos, Lula tem 49% das intenções contra 35% de Bolsonaro e estaria muito próximo de liquidar a fatura logo no primeiro turno, haja vista que ele pode chegar a 52%, levando em conta a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
O percentual, no entanto, deixa um segundo turno em aberto, já que da mesma forma ele pode chegar a 46%. Ciro Gomes (PDT) tem 8% enquanto Simone Tebet (MDB), tem 7%. Demais candidatos não pontuaram.
A pesquisa foi realizada com 1.100 eleitores por telefone no dia 30 de setembro. O levantamento possui nível de confiança de 95,5%. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-05007/2022.
Leia mais sobre: Eleições 2022 / Política