O presidente eleito, Lula, disse, nesta sexta-feira (02/12), que só pretende anunciar os primeiros nomes de sua equipe de ministros a partir do momento em que estiver diplomado como presidente, o que está previsto para ocorrer no dia 12 de dezembro.
“Depois que eu for presidente da República, e diplomado, eu começo a formar meu ministério”, afirmou o petista, durante entrevista coletiva no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde está sediado o governo de transição.
“Tenho 80% do ministério na cabeça, mas não quero construir um ministério apenas para mim. A base do meu ministério será a base das pastas que eu tinha no meu segundo mandato, com o acréscimo dos povos originários, mas este ainda não sei se será uma posta ou uma secretaria ligada à Presidência da República”, explicou o presidente eleito.
Na coletiva, Lula também declarou que não vai encontrar “coisa boa” quando assumir e que tem “informações de que não teremos grande crescimento em 2023, se depender da política que está em vigor nesse país”. Por isso, tem “o compromisso e a obrigação de fazer esse país voltar a crescer”.
“Eu sabia que ia acontecer isso e não posso dizer, agora, que está tudo errado. Eu vou governar esse país, vamos receber essas informações, vamos tabular essas informações e a partir delas vamos começar a governar esse país. Pode colocar muita dificuldade, nós ultrapassaremos todas elas”, afirmou Lula.