O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez com que o desastre de Brumadinho, causado pelo deslizamento de uma barragem da Vale, ficasse entre os assuntos mais comentados do dia na internet. Isso por que o petista criticou nesta quinta-feira (25), em postagem no seu X (Twitter), a empresa mineradora por não ter reparado de forma correta as vítimas da tragédia, ocorrida em 2019.
“Hoje faz 5 anos do crime que deixou Brumadinho debaixo de lama, tirando vidas e destruindo o meio ambiente. 5 anos e a Vale nada fez para reparar a destruição causada. É necessário o amparo às famílias das vítimas, recuperação ambiental e, principalmente, fiscalização e prevenção em projetos de mineração, para não termos novas tragédias como Brumadinho e Mariana”, escreveu Lula.
A postagem, porém, vai além de um lembrete dos cinco anos do desastre. Informações divulgados pelo O Globo, dão contar de que o presidente estaria determinando, em articulação política, a indicação do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega para um posto de comando na Vale.
Mesmo que a crítica de Lula venha em tom político, é importante lembrar, porém, que um estudo divulgado pelo Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens (Nacab), mostrou que realmente há vítimas sem suporte e com batalhas travadas na Justiça por pessoas impactadas pela tragédia em Brumadinho.
A pesquisa analisou 319 processos julgados entre janeiro de 2019 e março de 2023 por 11 câmaras cíveis do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), a chamada “segunda instância”, sob os quais 75% das decisões foram desfavoráveis aos atingidos.
Leia mais sobre: Política