O candidato à presidência pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, foi quem recebeu mais votos na Austrália e na Nova Zelândia, enquanto o presidente Jair Bolsonaro, tentando a reeleição repetiu a vitória de 2018 em Timor-Leste, segundo resultados provisórios. Os resultados nos três países, parte dos primeiras a concluir as cotações como de costume, foram afixados, também como ocorre normalmente, nos locais de votação depois de concluído o escrutínio, contagem.
De acordo com as informações recolhidas, Lula conseguiu 328 contra 71 votos em Jair Bolsonaro na Nova Zelândia e 701 votos contra 223 de Jair Bolsonaro na votação da Austrália. Em Timor-Leste, o atual presidente foi o candidato mais votado pelos 65 eleitores (de entre 91 registados) que se deslocaram este domingo à Embaixada do Brasil em Díli. Bolsonaro obteve 37 votos, contra 18 em Lula.
No Japão, Bolsonaro também estaria à frente de Lula. Ao menos em Tóquio e Nagóia, pelos boletins divulgados, os eleitores, em maioria, são a favor da continuidade de Bolsonaro na presidência. Agora, nas cidades chinesas de Pequim e Xangai, o petista também foi o mais votado, assim como na Coréia do Sul.
Em atualização às 15 horas, horário de Brasília, o resultado de uma das sessões de Porto mostrou Lula como candidato mais votado. Veja a imagem:
Nesses países a votação aconteceram antes, por conta do fuso horário de cada local, porém ocorreram no mesmo horário previsto para o Brasil, das 8h às 17h de domingo. Por exemplo, enquanto são 8h aqui, no Japão já são 20h, é possível ter acesso aos resultados em cada seção eleitoral a partir dos boletins emitidos pelas urnas. Confira em lista:
Países que Lula venceu:
- China
- Austrália
- Coréia do Sul
- Nova Zelândia
- Singapura
- Tailândia
- Estônia
- Ramala (Territórios Palestinos)
- Hungria
- Finlândia
- Polônia
- República Tcheca
- Quênia
- Dinamarca
- Luxemburgo
- Eslováquia
- Croácia
- Rússia
- Arábia Saudita
- Noruega
- Suécia
- Egito
Países que o Bolsonaro venceu
- Japão
- Israel
- Timor Leste
- Moçambique
Em breve, mais atualizações.
Resultados não oficiais
Vale lembrar dados divulgados até o momento são extraoficiais, já que o resultado oficial só será totalizado na apuração dos votos, que começa a após às 17h (horário de Brasília), conforme informado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Recorde
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o número é 39,21% maior que o da última eleição, em 2018, quando ultrapassou 500 mil. Este ano, os eleitores brasileiros poderão votar em 181 cidades estrangeiras. A pedido do Ministério das Relações Exteriores, o TSE autorizou para as eleições 2022 postos de votação fora da sede das embaixadas e repartições consulares em 21 países. As mulheres são maioria do eleitorado no exterior, representando 58,54%.
Já Lisboa é a cidade com maior quantidade de brasileiros habilitados a votar, com 45,2 mil eleitores. Em seguida aparecem Miami e Boston, ambas nos Estados Unidos, com 40,1 mil e 37,1 mil eleitores, respectivamente.
Leia mais sobre: Eleições 2022 / Jair Bolsonaro / Mundo