O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pode buscar num governo que apoiou o presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL), o nome para comandar o Ministério do Planejamento. O Jornal O Globo desta segunda-feira (12/12) destaca que a secretária de Economia, Cristiane Schmidt estaria com cotação alta entre os petistas.
A indicação talvez tenha alguns entraves. Schmidt chegou ao Governo Caiado por meio da indicação do atual ministro da Economia, Paulo Guedes, que tem confiança na carioca.
A publicação, no entanto, destaca que ela também é próxima do economista Pérsio Árida e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB).
Schmidt é uma das secretárias que a mais tempo está na gestão Caiado e recentemente foi sondada para a equipe do governo eleito paulista que será comandado por Tarcísio de Freitas (Republicanos). A informação foi divulgada pelo Estadão.
Cristiane é mestre e doutora em Ciências Econômicas pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV/RJ), com pós-doutorado na Universidade de Columbia (USA).
Ela é mais um nome a ser cotado para a pasta que tinha o próprio Pérsio como um dos favoritos para assumir. André Lara Rezende foi outro que este próximo e manteve conversas com Lula.
A economista goiana Ana Carla Abrão também chegou a ser considerada, para assumir o Ministério do Planejamento a partir de 2023, de acordo com o site Poder360.
Leia mais sobre: Política