05 de dezembro de 2025
REPRESENTATIVIDADE

Lula lidera “foto de família” com líderes mundiais e reforça protagonismo do Brasil na COP 30 em Belém

Presidente aparece ao centro ao lado de António Guterres e consolida papel do Brasil nas discussões sobre o clima global
"Foto de familia" da Cúpula de Líderes antes da COP 30 - Foto: Agência Brasil
"Foto de familia" da Cúpula de Líderes antes da COP 30 - Foto: Agência Brasil

Com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao centro, autoridades de mais de 40 países, de mãos dadas, participaram da tradicional “foto de família, um registro importante que confirma o peso e a representatividade das discussões sobre o clima, e também para consolidar o protagonismo do presidente brasileiro na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) que começa na segunda-feira (10), em Belém.

Na imagem, o presidente do Brasil aparece no centro, ao lado do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, e rodeado por diversos chefes de Estado e representantes de países convidados para o encontro, além dos líderes políticos do Pará, como o governador Helder Barbalho (MDB).

As autoridades estavam na Cúpula de Líderes, aberta por Lula na quinta-feira. A Cúpula antecede a COP 30. Foi durante ela que foi firmado o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), proposta que prevê a remuneração de países que conservam suas florestas tropicais. Até o momento, o fundo tem a promessa de US$ 5,5 bilhões em investimentos.

Encontros bilaterais

Após se reunir com o presidente da França, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, Lula continua nesta sexta-feira a agenda de reuniões bilaterais com mandatários presentes à Cúpula de Líderes da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em Belém.

Estão programados encontros com os primeiros-ministros da Alemanha, Friedrich Merz; de Portugal, Luís Montenegro; e com o presidente de Moçambique, Daniel Chapo.


Leia mais sobre: / / / / / Brasil / Meio Ambiente