Com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao centro, autoridades de mais de 40 países, de mãos dadas, participaram da tradicional “foto de família, um registro importante que confirma o peso e a representatividade das discussões sobre o clima, e também para consolidar o protagonismo do presidente brasileiro na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) que começa na segunda-feira (10), em Belém.
Na imagem, o presidente do Brasil aparece no centro, ao lado do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, e rodeado por diversos chefes de Estado e representantes de países convidados para o encontro, além dos líderes políticos do Pará, como o governador Helder Barbalho (MDB).
As autoridades estavam na Cúpula de Líderes, aberta por Lula na quinta-feira. A Cúpula antecede a COP 30. Foi durante ela que foi firmado o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), proposta que prevê a remuneração de países que conservam suas florestas tropicais. Até o momento, o fundo tem a promessa de US$ 5,5 bilhões em investimentos.
Encontros bilaterais
Após se reunir com o presidente da França, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, Lula continua nesta sexta-feira a agenda de reuniões bilaterais com mandatários presentes à Cúpula de Líderes da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em Belém.
Estão programados encontros com os primeiros-ministros da Alemanha, Friedrich Merz; de Portugal, Luís Montenegro; e com o presidente de Moçambique, Daniel Chapo.
Leia mais sobre: António Guterres / COP 30 / Cúpula do Clima / Lula / Mudanças climáticas / Brasil / Meio Ambiente

