23 de dezembro de 2024
Segundo Turno • atualizado em 30/10/2022 às 17:05

Lula lidera com mais votos em Portugal e mais 12 países, Bolsonaro em Timor Leste e mais 5; veja lista

Ex-presidente petista aparece a frente com cerca de 74% dos votos em contagem nos países onde já se encerraram as votações
Em Porto, Portugal, Lula conseguiu 64,8% e Bolsonaro 35,2%. Tribunal Superior Eleitoral também já começou a divulgar dados oficiais das votações em vários países. (Foto: Carlos Nathan Sampaio)
Em Porto, Portugal, Lula conseguiu 64,8% e Bolsonaro 35,2%. Tribunal Superior Eleitoral também já começou a divulgar dados oficiais das votações em vários países. (Foto: Carlos Nathan Sampaio)

Enquanto as seções de votação para a escolha de presidente nas eleições 2022 do Brasil vão se encerrando pelos países mundo a fora, os escrutínios vão sendo divulgados e dando os números não oficiais das contagens de votos. Até às 16h30 horário de Brasília, dezenas de países já expuseram as votações e, na internet, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na frente com grande vantagem em relação aos países em que venceu, contra seu adversário, o presidente Jair Bolsonaro (PL). Em relação aos votos, o petista aparece com cerca de 60% contra 40% de seu oponente.

Lula, até então, venceu na Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul, China, Alemanha, Suécia, Suíça, França, Noruega, Rússia, Itália, Dinamarca, Polônia e Portugal. Bolsonaro, por sua vez, Bolsonaro obteve mais votos no Japão, Timor Leste, Taiwan, Catar, Grécia e Palestina.

Em Portugal, Lula venceu nos três locais de votação. Em Lisboa, capital, Lula obteve 64,5% (12.872 votos), contra 34,5% de Jair Bolsonaro que, em números absolutos são 7.085. Em Porto, segunda maior cidade do país, Lula ficou com 64,8%, mais de 9 mil votos e Bolsonaro ficou com 35,2%. Em Faro, no sul do país, o petista conseguiu 52%, tendo Bolsonaro obtido 48%, segundo a CNN.

Resultados não oficiais

Os dados divulgados até o momento são extraoficiais, já que o resultado oficial só será totalizado na apuração dos votos, que começa a após às 17h (horário de Brasília), conforme informado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas é importante lembrar que os resultados em cada seção eleitoral no exterior podem ser conferidos pelos próprios eleitores por meio do Boletim de Urna (BU), que é emitido pelo equipamento.


Leia mais sobre: / / Mundo