19 de novembro de 2024
Novo levantamento • atualizado em 05/09/2022 às 11:49

Lula lidera com 42% mas crescimento de Tebet impede eleição no primeiro turno; Bolsonaro oscila para baixo, com 34%, aponta FSB

Considerando os votos válidos, há duas semanas o petista tinha 49% do votos válidos. Na última pesquisa tinha 46% e agora aparece com 45%.
Tebet foi quem mais obteve vantagem em levantamento (Foto:Divulgação)
Tebet foi quem mais obteve vantagem em levantamento (Foto:Divulgação)

Com mais de uma semana do início do horário eleitoral e após o primeiro debate entre os presidenciáveis, a corrida ao Palácio do Planalto permanece estável para a dupla que lidera os levantamentos de intenção de voto, de acordo com a FSB Pesquisas divulgada nesta segunda-feira (05/09). 

Na ponta da tabela, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) leva vantagem e aparece nesta rodada, com 42%, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) oscilou dois pontos negativos, aparecendo com 34%. 

Diante deste contexto, a senadora Simone Tebet (MDB) também cresceu, de 3% para 4% e agora já empata tecnicamente com Ciro Gomes (PDT), que interrompeu seu crescimento. O ex-governador do Ceará tem 8% e Tebet, 6%.

LEIA TAMBÉM: Caiado lidera com 45,1%; Mendanha tem 24,8%, Vitor Hugo, 5,2% aponta pesquisa Diário de Goiás/Diagnóstico

Somado os candidatos da 3ª via subiram de 15% para 17% e o crescimento de Tebet acaba colocando em xeque uma possível vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro turno. Num eventual segundo turno, o petista leva vantagem: 53% contra 40%. Ambos, subiram 1 ponto percentual neste cenário.

Simone Tebet também ganhou mais corpo no potencial de voto. Enquanto Lula, Bolsonaro e Ciro permaneceram estáveis, a senadora subiu de 21% par 28% que agora a consideram relevante no cenário eleitoral. 

Considerando os votos válidos, há duas semanas Lula tinha 49% do votos válidos. Na última pesquisa tinha 46% e agora aparece com 45%.

Veja os números da pesquisa estimulada, aquela em que os nomes dos candidatos aparecem para o eleitor durante a entrevista:

Luiz Inácio Lula da Silva: 42%

Jair Bolsonaro: 34%

Ciro Gomes: 8%

Simone Tebet: 6%

Pablo Marçal: 1%

Vera Lúcia: 1%

Soraya Thronicke: 1%

José Maria Eymael: 0%

Felipe D’Ávila: 0%

Sofia Manzano: 0%

Leonardo Péricles: 0%

Branco/Nulo: 1%

Não sabem ou não responderam: 3%

Lula lidera no cenário espontâneo

No cenário espontâneo, quando os nomes dos candidatos não aparecem para os entrevistados, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também lidera com 40%.  Jair Bolsonaro tem 33%. Esse percentual costuma ser o mais próximo do resultado das eleições.

Ciro Gomes aparece com 5% enquanto Tebet tem 3%. Outros foram citados e somam juntos, 2%. Nenhum são 3%. Votos nulo e branco somam 3% enquanto não sabem ou não responderam são 10%.

Luiz Inácio Lula da Silva: 40%

Jair Bolsonaro: 33%

Ciro Gomes: 5%

Simone Tebet: 3%

Nenhum: 3%

Outros: 2%

Nulo/Branco: 3%

Não sabem ou não responderam: 10%

A pesquisa foi feita entre sexta-feira (02/09) e domingo (04/09), com 2 mil eleitores. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de 2 pp. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleietoral sob o número BR-01786/2022.


Leia mais sobre: Eleições 2022 / Política