O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, inaugura nesta terça-feira (18) a ponte que liga Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA), sobre o Rio Araguaia, na BR-153. A cerimônia está prevista para as 10h, na orla de Xambioá. Com 1.724 metros de extensão e investimento total de R$ 232 milhões somando ponte e acessos, a obra consolida um dos corredores logísticos mais importantes do Norte do país.
A infraestrutura deve beneficiar diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas e promete reduzir custos de frete, agilizar o escoamento da produção agrícola e ampliar a competitividade do Tocantins, do Pará e de toda a região Norte no mercado nacional e internacional. A ponte integra a BR-153 e reforça a rota de exportação da região do Matopiba, área estratégica da agropecuária que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Até agora, a travessia do Rio Araguaia entre os dois municípios era feita exclusivamente por balsas, o que limitava o fluxo de cargas e gerava filas e atrasos, especialmente em períodos de safra. A expectativa do governo é que a nova estrutura reduza drasticamente o tempo de deslocamento e aumente a segurança no transporte.
Obra marcada por atrasos e disputas judiciais
Embora inaugurada agora, a ponte deveria ter sido entregue há dois anos. O contrato original foi assinado ainda em 2017, no governo Michel Temer (MDB), com previsão de início dos trabalhos em 2018 e conclusão em três anos. No entanto, disputas judiciais impediram o avanço do projeto, e a ordem de serviço só foi autorizada pelo DNIT em 2020.
O valor da obra também sofreu alterações ao longo do tempo. Inicialmente orçada em R$ 132 milhões, passou para R$ 157 milhões em 2020. Com a inclusão das estruturas de acesso, que somam 2.010 metros, sendo 310 metros no Pará e 1.700 metros no Tocantins, o investimento final alcançou R$ 232 milhões. Esses acessos possuem 12 metros de largura, com acostamentos e calçadas de 1,5 metro para cada lado, além de vias marginais.
A inauguração da ponte Xambioá–São Geraldo do Araguaia representa, segundo o governo federal, um marco para o desenvolvimento logístico do Norte e um passo importante para integrar de forma mais eficiente as regiões produtoras ao restante do Brasil.
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