O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá passar por alguns exames neste domingo (4) para verificar as condições de sua garganta. O petista vem fazendo acompanhamento médico desde o dia 20 de novembro, quando na ocasião ele passou por uma loringoscopia, chamada de leucoplasia, no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo.
Segundo a assessoria de Lula, os procedimentos estavam marcados para serem realizados neste sábado (3), mas como o petista reforçou nesta sexta-feira (2) durante coletiva de imprensa que sua garganta ”estava melhorando”, os exames que são considerados ”simples”, foram remarcados para este domingo.
Ainda de acordo com a assessoria, após os exames Lula seguirá para Brasília, para uma reunião nesta segunda-feira (5) com o conselheiro de segurança dos Estados Unidos, Jake Sullivan. Na oportunidade ambos darão inicio às tratativas por uma agenda conjunta entre Brasil e Estados Unidos a partir de 2023.
Inclusive, há expectativa é de uma reunião entre Lula e Joe Biden antes mesmo da posse do petista que acontece no dia 1º de janeiro de 2023.