O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu entrevista ao jornalista norte-americano Glenn Greenwald e falou sobre as acusações que vem recebendo e o processo de pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).
Na transcrição da entrevista, Lula responde ao jornalista que foi o governo do PT que deu mais condições para que as instituições “funcionarem corretamente” e pudessem investigar crimes, sobretudo de corrupção.
“Foi no nosso governo que nós consolidamos a autonomia do Ministério Público, fomo nós que fizemos a Polícia Federal funcionar, investindo muito na contratação de pessoas e investindo muito na inteligência e autonomia da Polícia Federal. Fomos nós que criamos o Portal da Transparência, fomos nós que criamos a lei que permite que qualquer jornalista tenha toda a informação que quiser todo santo dia do governo. Fomos nós que fortalecemos a Controladoria Geral da República, que investiga cada Ministério e que manda os processos para o Tribunal de Contas da União. E fomos nós que estabelecemos, junto com Tribunal de Contas, um processo de maior agilidade do Tribunal de Contas da União”, disse Lula.
Em relação ao processo de pedido de impeachment de Dilma, o ex-presidente ressalta que considera o ato um golpe e explica o motivo. “É um golpe porque, embora esteja previsto na Constituição Brasileira o impeachment, para que a pessoa seja vítima de um impeachment é preciso que ela tenha cometido um crime de responsabilidade e a presidente Dilma não cometeu um crime de responsabilidade”, afirmou.
Leia mais sobre: Brasil