O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcará para os Estados Unidos na próxima quinta-feira (9) para cumprir agenda internacional com o presidente norte-americano Joe Biden. O encontro deverá acontecer em Washington e terá como pautas centrais os temas: direitos humanos, meio ambiente e democracia.
De acordo com o secretário das Américas do Itamaraty, embaixador Michel Arslanian Neto, os dois países estão enfrentando momentos parecidos e desafios semelhantes, “uma preocupação comum com o tema da radicalização, violência política com o tema do uso das redes para a difusão de desinformação e discurso de ódio”, afirma.
Sobre as discussões entre as potências, o embaixador acredita que “será uma oportunidade ímpar para que enviem uma mensagem de forte apoio a processos políticos, sem recursos a extremismos à violência e com o uso adequado das redes sociais”, reitera.
Temas importantes
O embaixador destaca ainda que o Brasil pretende discutir com os Estados Unidos políticas de proteção ambiental e termos de financiamento para mitigação e adaptação climática. Apesar das temáticas centrais girarem em torno de discussões sobre direitos humanos, democracia e meio ambiente, outros temas como desenvolvimento econômico e controle da migração regional também deverão ser abordados.
Na comitiva, estarão acompanhando Lula, a primeira-dama Janja Silva, o chanceler Mauro Vieira, os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
Com informações da Agência Brasil