22 de dezembro de 2024
Política • atualizado em 17/08/2023 às 09:17

Lula é aprovado por 60% dos brasileiros, diz pesquisa Quaest

A diferença entre os que o aprovam e os que o desaprovam o governo cresceu de 16 para 25 pontos de junho a agosto; cenário econômico ajuda a explicar melhor momento do presidente
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante café da manhã com lideranças progressistas em Bruxelas, na Bélgica. Foto: Ricardo Stuckert
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante café da manhã com lideranças progressistas em Bruxelas, na Bélgica. Foto: Ricardo Stuckert

A quarta rodada da pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem o apoio de 60% dos brasileiros, um aumento de 4 pontos em relação a última rodada, que era 56% em junho; já a rejeição ao trabalho do presidente diminuiu de 40% para 35% no mesmo intervalo de tempo. A distância entre os que aprovam e desaprovam Lula aumentou expressivamente, passando de 16 pontos em junho para 25 pontos em agosto.

A melhora dos indicadores do presidente está relacionada à percepção sobre a economia. Para 34% dos entrevistados, a economia melhorou nos últimos 12 meses. Mais importante: para 59% ela vai continuar melhorando nos próximos 12 meses. Entre os que votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro, 35% são otimistas.

Leia também: Ronaldo Caiado participa do lançamento do Novo PAC de Lula no Rio de Janeiro nesta sexta (11)

Quando os entrevistados são perguntados para avaliar o governo, 42% consideram positivo, o que representa um aumento de 5 pontos em relação a junho; 24% consideram negativo, o que significa uma queda de 3 pontos no mesmo período; e 29% consideram regular, ante 32% em junho. No eleitorado de Bolsonaro, 51% avaliam mal o governo. Em abril, eram 60%.

Avaliação por região

O crescimento da aprovação do presidente ocorreu até mesmo em regiões mais conservadoras em que o PT não tem apresentado bom desempenho eleitoral. Na região Sul, o indicador subiu 11 pontos percentuais, saiu de 48% em julho para 59% em agosto; enquanto a região Nordeste, a que mais aprova Lula, com 72%, o índice em junho era de 71%; já a Norte e Centro-Oeste, com aprovação 52% apresentou uma queda de 4 pontos em comparação ao mesmo período anterior, que era de 56%.

Eleitorado evangélico

Lula avançou no eleitorado evangélico pela primeira vez desde o início da série histórica da Quaest, e a aprovação do presidente nesse segmento religioso é maior do que a desaprovação. Com um salto de aprovação de 44% em junho para 50% em agosto, já a desaprovação caiu de 51% para 46%, no mesmo período, ultrapassando a margem de erro.

Leia também: Governo Lula é aprovado por 35% dos deputados federais, aponta pesquisa Genial/Quaest

Entre os que têm ensino superior incompleto ou mais, a aprovação de Lula saiu de 45% em julho para 53% agora; a desaprovação caiu de 52% para 44% no mesmo período. Lula voltou ao mesmo patamar de fevereiro, quando em abril apresentou uma queda de popularidade no segmento de 13%.

A pesquisa Genial/Quaest foi feita entre os dias 10 e 14 de agosto com 2.029 entrevistas presenciais com brasileiros com 16 anos ou mais e tem uma margem de erro estimada em 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.


Leia mais sobre: / / / Política