Faltando poucas semanas para o fim do primeiro ano de seu terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece como estável quanto a avaliação de seu governo. Que diz isso é a nova pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (7): com 38% de aprovação dos brasileiros, enquanto 30% consideram seu trabalho regular, e o mesmo número acha ruim ou péssimo.
Esta é a quarta rodada do Datafolha sobre a popularidade do petista. Foram 2.004 eleitores ouvidos em 135 cidades do Brasil na última terça (5). A margem de erro média é dois pontos para mais ou para menos. Considerando a margem de erro, os números continuam bem parecidos desde então. A maior variação ocorreu entre junho e setembro, quando a reprovação foi de 27% para 31%.
Apesar disso, um recorte da pesquisa mostrou outra variação: Enquanto em março 51% dos eleitores achavam que Lula fez menos do que o esperado, agora são 57%. Já aqueles que acham que ele superou expectativas oscilaram de 18% para 16%, assim como os que dizem que ele fez o esperado (25% para 24%).
O Datafolha também comparou os dados do primeiro ano de governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com o de Lula. No fim de seu primeiro ano, quando não havia começado o período mais agudo da gestão, Bolsonaro tinha 30% de aprovação, 32% de avaliação regular e 36% de ruim/péssimo. Ou seja, neste quesito, o petista acaba se saindo melhor.
Leia mais sobre: Notícias do Estado