05 de dezembro de 2025
MORTE DO PAPA • atualizado em 22/04/2025 às 15:00

Lula diz que vai a funeral do papa Francisco

Presidência da República organiza comitiva com autoridades para participar do funeral do papa Francisco que será no sábado, na Itália
Presidente vai participar de funeral do Papa com quem esteve em diferentes ocasiões - Foto: Ricardo Stuckert / PR
Presidente vai participar de funeral do Papa com quem esteve em diferentes ocasiões - Foto: Ricardo Stuckert / PR

A agenda oficial da viagem ainda não foi divulgada, mas a assessoria do presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirma que ele vai participar da cerimônia fúnebre do papa Francisco, que morreu na segunda-feira (21) na Itália. A despedida ao pontífice vai até sábado (26), quando está marcado para acontecer o funeral.

A expectativa é de que outros líderes políticos estejam presentes, tais como Donald Trump (EUA), Volodymyr Zelensky (Ucrânia), e Javier Milei (Argentina)

Foram canceladas agendas do presidente no Pará e Rondônia para a ida até a Itália. Está previsto que a primeira-dama, Janja da Silva, acompanhe Lula em uma comitiva enxuta com cinco integrantes. Existe expectativa de que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (UB), faça parte do grupo.

Esta será a segunda presença de Lula como chefe do Executivo em um funeral de um pontífice. O primeiro foi de João Paulo II, há vinte anos. Outro detalhe é que o próximo papa será o quarto pontífice a ser conhecido por Lula enquanto ocupa o cargo de presidente brasileiro.

Quando João Paulo II morreu, Lula foi ao funeral acompanhado dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, José Sarney e Itamar Franco, além de líderes religiosos e dos presidentes da Câmara, do Senado e do STF da época.

O pontífice passado, Bento XVI, morreu como Papa Emérito (aposentado do exercício do Papado) aos 95 anos no dia 31 de dezembro de 2022, um dia antes de Lula assumir o terceiro mandato. Nem ele, nem o então presidente, Jair Bolsonaro (PL), foram ao velório de Bento.

Encontros com o papa

Lula encontrou o atual pontífice argentino em ocasiões diferentes como presidente, um deles em junho de 2024. Além desse encontro, presidente e primeira-dama foram recebidos pelo papa no Vaticano em junho de 2023. Em 2020, o petista viajou até a Santa Sé para dialogar sobre fome, desigualdade social e intolerância com o pontífice.

Na segunda-feira (21), Lula lamentou a morte e decretou luto de sete dias no Brasil.

O corpo do papa Francisco estava nesta terça em um caixão na capela da residência Santa Marta, onde ele viveu durante seus 12 anos de papado. Conforme a rede BBC, o caixão será levado à Basílica de São Pedro na manhã de quarta-feira às 9h do horário local (5h no horário de Brasília).

O caixão do pontífice permanecerá na Basílica até o sepultamento para que o público possa prestar suas homenagens.

O funeral do papa Francisco acontecerá ao ar livre, em frente à Basílica de São Pedro. O decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re, conduzirá a cerimônia.


Leia mais sobre: Brasil / Política