Em reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), nesta terça-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defendeu que a liderança na preservação da Amazônia é papel de países da região, embora a cooperação internacional seja bem-vinda.
No encontro, que ocorre em Buenos Aires, na Argentina, Lula pontou que é muito importante a valorização dos acordos da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica – a OTCA. O presidente citou que deverá convocar, em breve, uma cúpula com todos os países amazônicos e informou que o Brasil formalizou a candidatura para que Belém seja sede da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em 2025.
O apoio que estamos recebendo dos países da Celac é indispensável para que possamos mostrar ao resto do mundo a riqueza de nossa biodiversidade, o potencial do desenvolvimento sustentável e da economia verde, além, é claro, da importância de preservação do meio ambiente e do combate à mudança do clima
(Lula, trecho de discurso no Celac 2023)
O presidente fez questão de destacar o retorno do Brasil ao cenário internacional, com a volta na integração do grupo de discussões, após 3 anos de afastamento. O momento foi marcado pela fala do presidente da Argentina, Alberto Fernández, que celebrou o retorno. “Uma Celac sem o Brasil é uma Celac muito mais mais vazia. Sua presença hoje nos completa”, disse a Lula.
Com informações da Agência Brasil
Leia mais sobre: Política