Na manhã desta terça-feira (7) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dispensou três, dos sete integrantes da Comissão de Ética Pública da Presidência da República que foram nomeados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro quase no final de seu mandato, em novembro do ano passado, segundo reportagem do G1.
Foram dispensados, o ex-ministro da Secretaria de Governo, Célio Faria Júnior; o ex-assessor especial da Presidência, João Henrique Nascimento de Freitas e o desembargador do Tribunal Regional Federal da 3º Região e atual secretário de Justiça de São Paulo, Fábio Prieto de Souza.
Ao mesmo tempo em que foram dispensados, o presidente Lula já fez a substituição dos nomes. Foram noemeados: Bruno Espiñeira Lemos, advogado que compôs o grupo de Transparência, Integridade e Controle na transição de governo; Kenarik Boujikian, desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo e Manoel Caetano Ferreira Filho, jurista e procurador aposentado do estado do Paraná.
Vale lembrar que a Comissão de Ética Pública é formada por sete membros, e não há remuneração. A atuação é considerada uma prestação de relevante serviço público.
Leia mais sobre: Política