22 de dezembro de 2024
Esplanada

Lula deve definir ministros e organograma das 37 pastas durante a próxima semana

Segundo Rui Costa, apesar do aumento de ministérios, não haverá criação de novos cargos
Rui Costa: "Ao longo da semana, ele [Lula] vai anunciando [os ministros]" (Foto: Reprodução/TV Justiça)
Rui Costa: "Ao longo da semana, ele [Lula] vai anunciando [os ministros]" (Foto: Reprodução/TV Justiça)

O governo do presidente eleito, Lula (PT), contará com 37 ministérios, e a definição dos últimos nomes para o primeiro escalão e o organograma das pastas deve ocorrer durante a próxima semana.

Segundo o futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa, a expectativa é a de que os organogramas fiquem prontos na segunda-feira (19/12), e os novos ministros sejam divulgados ao longo dos dias.

“Ele [Lula] já está fazendo várias conversas com os nomes que vai anunciar. Ao longo da semana, ele vai anunciando. Não vai ter um dia de anunciar todos. Ele pretende diluir isso ao longo da semana”, afirmou.

Apesar do aumento de ministérios, não haverá criação de novos cargos. “Os cargos serão dos atuais ministérios, que serão distribuídos”, disse Rui Costa, que ainda exerce a função de governador da Bahia.

Além dele, já foram definidos Fernando Haddad (Fazenda), Flávio Dino (Justiça) José Múcio Monteiro (Defesa), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Margareth Menezes (Cultura) e Luiz Marinho (Trabalho).

Houve também a confirmação de Aloizio Mercadante como presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômicos e Social (BNDES).


Leia mais sobre: / Brasil