13 de agosto de 2024
Nomeação

Lula deve anunciar quase todos ministros que faltam nesta quinta-feira (22)

A informação foi confirmada pelo futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa
Já foram confirmados 5 ministérios, mais 3 ainda não anunciados formalmente.Foto: Reprodução/TV Justiça
Já foram confirmados 5 ministérios, mais 3 ainda não anunciados formalmente.Foto: Reprodução/TV Justiça

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve anunciar até a próxima quinta-feira (22), os nomes de quase todos os ministros que faltam. A declaração foi dada pelo futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa. Até o momento, foram confirmados 5 nomes, mais 3 que foram anunciados, mas ainda não oficializados formalmente.

Rui Costa atestou a informação aos jornalistas presentes na porta do Centro Cultural Banco do Brasil, sede do governo de transição em Brasília, que “está praticamente tudo pronto”. De acordo com ele, quase todos os nomes já foram escolhidos para anúncio, ainda nesta semana. “Acredito que quase a totalidade amanhã”, acrescentou.

Nomes anunciados

Até agora, já foram confirmados os nomes para 5 ministérios: o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) para o ministério da Fazenda, o ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro, para o ministério da Defesa, o ex-governador do Maranhão e senador eleito pelo mesmo estado, Flávio Dino (PSB), para o ministério da Segurança Pública, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), para a Casa Civil e o ex-chanceler Mauro Vieira, para as Relações Públicas.

O último anunciado foi o ex-governador do Ceará e senador eleito, Camilo Santana (PT), como ministro da Educação. Ainda faltam as confirmações de mais dois nomes, que se tornaram públicos, mas ainda não foram anunciados oficial e formalmente; o deputado federal eleito por São Paulo, Luiz Marinho (PT), para o ministério do Trabalho e Emprego e a cantora Margareth Menezes como ministra da Cultura.

Novos ministérios

O futuro ministro da Casa Civil confirmou ainda que o governo do presidente Lula contará com 37 ministérios. Entretanto, apesar do aumento de ministérios, não haverá criação de novos cargos. “Os cargos serão dos atuais ministérios, que serão distribuídos”, disse Rui Costa.

Costa preferiu não antecipar os nomes e não deu detalhes de quais cargos ficarão de fora do anúncio desta semana. Apenas se limitou a dizer que “quem anuncia é o presidente”.


Leia mais sobre: Política

Comentários