17 de dezembro de 2024
Eleições 2022 • atualizado em 30/10/2022 às 20:24

Lula conseguiu maioria de votos em 13 estados e Bolsonaro em 13 e no Distrito Federal; veja detalhes

Presidente eleito, o petista liderou no Amazonas, Pará, Minas Gerais, Tocantins e em todo Nordeste
Vantagem de Lula sobre Bolsonaro foi extremamente acirrada e não ultrapassou os 2%. (Fotos: Reprodução)
Vantagem de Lula sobre Bolsonaro foi extremamente acirrada e não ultrapassou os 2%. (Fotos: Reprodução)

Com 98,95% das urnas apuradas e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) eleito presidente com 50,83% dos votos válidos contra 49,17% de Jair Bolsonaro (PL), a eleição não ficou acirrada apenas nos números, mas também entre os estados. Foram 13 os estados em que o petista liderou em votos, e 13 mais o Distrito Federal em que Bolsonaro foi o favorito.

Os estados em que Lula teve mais votos foram Amazonas, Pará, Tocantins, Minas Gerais e todos os estados do Nordeste: Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe, Alagoas, Piauí, Maranhão e Paraíba. Já Bolsonaro teve mais votos no Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Acre, Rondônia, Amapá, Espírito Santo e Roraima.

Algumas das curiosidades sobre a votação é que o estado em que Lula se saiu melhor no segundo turno foi o Piauí, onde teve 76,83% dos votos válidos. Já Bolsonaro teve mais votos em Roraima, foram 76,22%. Já o estado em que a disputa foi mais acirrada foi em Minas Gerais, com a diferença de 42.918 votos a mais para Lula, que ficou com 50,18% dos votos contra 49,82 de Bolsonaro.


Leia mais sobre: / / Política