Em clima de comemoração, a revogação das sanções ao ministro Alexandre de Moraes pelos Estados Unidos foi levada até o futebol pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em um post nas suas redes sociais, Lula aparece abraçado com o ex-jogador Ronaldo Fenômeno e Moraes, em registro do fotógrafo oficial da Presidência, Ricardo Stuckert, dizendo: “4 corinthianos se olhando (e pensando no jogão de domingo)”.
Lula e Moraes são torcedores declarados do Corinthians e frequentemente fazem referências ao clube em agendas públicas e postagens informais. Ronaldo, ídolo histórico do futebol brasileiro, foi um dos craques do time na década de 2000. O Timão, como é chamado, disputa a final da Copa do Brasil na tarde de domingo, com o Cruzeiro, e está em vantagem.
A foto foi um dos momentos de confraternização que marcaram os bastidores do evento de lançamento do canal SBT News, em São Paulo. O evento teve grande repercussão por reunir autoridades do governo e da oposição em plena repercussão do fim das sanções ao ministro pelos EUA, na tarde de sexta, tendo ele como um dos destaques a discursar.
4 corinthianos se olhando (e pensando no jogão de domingo) 👋🏽
— Lula (@LulaOficial) December 12, 2025
📸 @ricardostuckert pic.twitter.com/QCvocDOFHV
Moraes estava feliz e agradeceu Lula pelas manifestações firmes contra as sanções que atingiram a família dele, outros ministros e até o procurador-geral da República, Paulo Gonet – as punições contra esses ainda não caíram. “A verdade prevaleceu”, afirmou o ministro.
Lula cita Tarcísio
Lula aproveitou o momento para comemorar o fim das sanções a Moraes, dizendo ser um presente ao ministro, que faz aniversário de 57 anos neste sábado, e elogiar a postura do governo em defender a soberania e a democracia brasileira diante das pressões sofridas.
O presidente ainda aproveitou para dizer, sorridente, que os prognósticos negativos sobre a economia brasileira foram frustrados. Entre os que presentes, ouvindo as falas, estavam opositores como o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos), citado por Lula, e o prefeito da cidade, Ricardo Nunes (PL). Ao discursar, Freitas falou em “polarização acirrada”.
Direita lamenta e briga
O recuo do presidente Donald Trump dividiu ainda mais a direita, que passou a se digladiar nas redes sociais. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e o blogueiro bolsonarista Alan dos Santos, por exemplo, trocaram farpas. O motivo é a informação de que os EUA consideraram o projeto de lei da dosimetria aprovado pela Câmara dos Deputados esta semana, com o voto de Nikolas, uma anistia e que isso teria levado à releitura de que Moraes não merecia mais as sanções.
Já Eduardo Bolsonaro (PL), que articulou pela punição ao ministro tentando livrar o pai, Jair Bolsonaro (PL) de ser condenado por tentativa de golpe de Estado, apareceu nas redes sociais lamentando a atitude de Trump e dizendo que “faltou união” no Brasil a favor das sanções.
Leia mais sobre: Alexandre de Moraes / Corinthians / Lei Magnitsky / Lula / Ronaldo Fenômeno / Política

