A um ano — praticamente — da eleição presidencial de 2022, o ex-presidente Lula da Silva (PT) mantém uma folga à frente do atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para um cenário de 2º turno. O petista aparece com 56% ante 31% de Bolsonaro, diz Datafolha.
Num cenário de primeiro turno, com o nome do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), na disputa, o ex-presidente tem 46% e Bolsonaro 26%. O tucano tem 5% e Ciro Gomes (PDT) 9%.
Quando o nome do PSDB é o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, Lula cai para 42%, e Bolsonaro se mantém em 26%. Leite tem 4% e Ciro Gomes (PDT) sobe a 12%.
Outros nomes foram lembrados na pesquisa, por exemplo, José Luiz Datena (PSL, 4%), a senadora Simone Tebet (MDB, 2%), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM, 1%), e o ex-ministro Aldo Rebelo (sem partido, 1%).
O Datafolha ouviu 3.667 eleitores de forma presencial em 190 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos. A pesquisa foi realizada entre os dias 13 a 15 de setembro, ou seja, depois das manifestações do feriado de 7 de setembro (pró-Bolsonaro) e em 12 de setembro — contra o presidente.
Leia mais sobre: Eleições 2022 / Jair Bolsonaro / Destaque / Política