28 de agosto de 2024
Eleições 2022 • atualizado em 02/10/2022 às 04:45

Lula aparece com 49% dos votos válidos e Bolsonaro com 38% na Pesquisa Quaest para presidente

Em relação à última pesquisa, ambos candidatos cresceram: Lula dentro da margem de erro, com 2 pontos percentuais e Bolsonaro, com 5 pontos percentuais
Votação ocorre neste domingo (2) em todo Brasil e outras partes do mundo e disputa, segundo pesquisas, se mantém polarizada. (Fotos: reprodução)
Votação ocorre neste domingo (2) em todo Brasil e outras partes do mundo e disputa, segundo pesquisas, se mantém polarizada. (Fotos: reprodução)

A última pesquisa Genial/Quaest para as eleições presidenciais de 2022, divulgada neste sábado (1º), mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 49% dos votos válidos, no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que marcou 38% das intenções de voto.

Depois aparecem, tecnicamente empatados, Ciro Gomes (PDT), com 6%, Simone Tebet (MDB), com 5%, Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%. Vera Lucia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Padre Kelmon (PTB), Leonardo Péricles (UP) e José Maria Eymael (DC) não pontuam.

Na pesquisa divulgada no dia 28 de setembro, Lula aparecia com 46% das intenções de votos e, na pesquisa anterior, ele tinha 44%. Já Bolsonaro que há três semanas aparecia com 34%, no levantamento anterior foi a 33% na do dia 28.

Os votos válidos são os que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições e decidindo se haverá ou não um segundo turno. Assim, nas disputas para presidente e governador, que são majoritárias, vence em primeiro turno o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos. O primeiro turno das eleições é neste domingo (2) e começa em algumas horas no Brasil. Em alguns países pelo mundo, cidadãos brasileiros já votaram ou começam a votar.

Foram entrevistadas 3.600 pessoas face a face entre sexta-feira (30) e este sábado (1º). A margem de erro é de dois pontos percentuais. O levantamento tem 95% de confiança. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-02444/2022.


Leia mais sobre: / / Política

Comentários