Durante visita oficial à França, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta sexta-feira (6) que 15 grandes empresários franceses firmaram compromisso de investir R$ 100 bilhões no Brasil ao longo dos próximos cinco anos. Os empresários atuam em setores variados e já mantêm negócios no país. A promessa foi feita em reunião com o presidente, em Paris.
Em coletiva de imprensa realizada neste sábado (7), Lula celebrou os resultados da viagem e ressaltou a importância de agendas internacionais para atrair recursos e fortalecer a economia brasileira. “Se a gente somar os investimentos que conseguimos na China, no Japão e agora aqui na França, vamos perceber que estamos fazendo aquilo que todo presidente da República deveria fazer pelo Brasil”, afirmou.
Atualmente, a França ocupa o posto de terceira maior origem de investimentos diretos no Brasil, com um estoque de US$ 66,3 bilhões. Mais de mil empresas francesas atuam no país, gerando cerca de 500 mil empregos diretos, segundo dados do Palácio do Planalto. Lula destacou seu papel como facilitador de negócios e interlocutor entre empresários brasileiros e estrangeiros:
O papel do presidente é abrir a porta e dizer: ‘Olha, nós produzimos isso, oferecemos aquilo. E vocês, o que têm para nos oferecer?
Parceria em helicópteros e saúde
Além dos novos investimentos, Brasil e França discutiram a ampliação da cooperação na produção de helicópteros pela empresa Helibrás, em Itajubá (MG). A proposta é utilizar a planta brasileira para produzir aeronaves voltadas à segurança pública, saúde, meio ambiente e exportações para países da América Latina.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reforçou a relevância estratégica da iniciativa:“Esses helicópteros poderão servir às polícias estaduais, agências de saúde e também para objetivos de defesa e controle ambiental”. Também foram assinados acordos bilaterais para o desenvolvimento de vacinas e produtos laboratoriais, com participação da Fiocruz e instituições como o Instituto Pasteur.
Leia mais sobre: Economia / Governo Lula / Investimento / Saúde / Brasil / Cidades

