Durante café da manhã que reuniu cerca de 150 advogados trabalhistas, pré-candidato à Presidência da OAB-GO disse que a defesa intransigente das prerrogativas é o que notabilizará uma eventual gestão
O pré-candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Goiás (OAB-GO), Lúcio Flávio de Paiva, se reuniu com advogados trabalhistas na manhã dessa quarta-feira (14). No encontro ele apresentou propostas, recebeu apoio e ainda ouviu demandas e ideias do segmento.
Lúcio Flávio apresentou a proposta de criar a Procuradoria das Prerrogativas, que terá inicialmente três procuradores contratados por meio de concurso. A ideia é que eles sejam bem remunerados para trabalhar em caráter exclusivo e defender os advogados. “A defesa intransigente das prerrogativas é o que vai notabilizar nossa gestão”, ressaltou.
De acordo com o advogado trabalhista Rafael Lara, um dos coordenadores da pré-campanha de Lúcio Flávio para a presidência da OAB-GO, a criação da Procuradoria das Prerrogativas é fundamental para reativar o respeito que a advocacia goiana perdeu. “Nós trabalhistas também não temos sido tratados da maneira que precisamos pelas últimas gestões na Ordem”, criticou.
Como exemplo da importância da criação da Procuradoria das Prerrogativas, Rafael Lara citou o Tribunal Regional do Trabalho em São Paulo. Para agilizar e garantir os direitos dos advogados, em sua própria sede há uma sala de defesa das prerrogativas. “O processo trabalhista é rápido e o socorro aos advogados precisa ser também”, justificou.
Lúcio Flávio ressaltou que hoje o movimento que lidera é a única oposição existente na pré-campanha para a presidência da OAB. As outras pré-candidaturas correspondem ao mesmo grupo que está à frente da Ordem há 30 anos. “A OAB que temos hoje perdeu a independência institucional, ela está a serviço de poucos. Eu posso vir aqui e pedir crédito à vocês, os outros não. Eles tiveram a oportunidade de cumprir promessas e não cumpriram”, disse.
Mudança
Mais de 150 advogados trabalhistas estiveram presentes no encontro, um café-da-manhã realizado pelo Movimento Renovação e Atitude. Dentre elas, a advogada trabalhista Juliana Tavares Viana Queiroz, que compareceu para ouvir as propostas de Lúcio Flávio. Com o pré-candidato, ela compartilha a vontade de mudar os rumos que a OAB tem seguido.
“Há uma ânsia de mudança que tenho também. Acredito que o Lúcio Flávio tem credibilidade para ser o líder dessa renovação, dou créditos a ele”, comentou.
Dentre as propostas apresentadas no encontro por Lúcio Flávio, Juliana destaca duas, a criação da Procuradoria das Prerrogativas e a de estabelecer seleção pública para a contratação de servidores para a Ordem. “Gostei dessas iniciativas porque acho que para a gente exigir e cobrar mudanças para fora, temos que começar a mudar a nossa casa primeiro”, analisou.
O advogado trabalhista Sérgio Nascimento compareceu para ouvir Lúcio Flávio e gostou do que ouviu. “Acredito que as suas propostas vão trazer melhorias”, comentou.
Sérgio Nascimento é advogado em início de carreira. Esta será a primeira vez que participa de uma eleição na OAB. Um dos motivos que cita para estar do lado da oposição são os integrantes que compõem o movimento liderado por Lúcio Flávio. “São exemplos de pessoas honestas”, diz.
Leia mais sobre: Cidades