22 de dezembro de 2024
Política

Lúcia Vânia destaca que Reforma da Previdência será prova de fogo para Temer

A polêmica proposta de Reforma da Previdência será uma verdadeira “prova de fogo” para o presidente da República, Michel Temer (PMDB). Esse é o entendimento da senadora Lúcia Vânia (PSB), em café da manhã com jornalistas, nesta segunda-feira (19), a parlamentar disse que mudanças deverão ocorrer durante a tramitação do projeto.

“Claro que a reforma que foi para o Congresso Nacional não será aprovada do jeito que foi. Temos algumas modificações a serem feitas para adequar a situação do país, que é um país heterogêneo, nós temos um Sul, Sudeste desenvolvido, e um Norte, Nordeste, com muitas dificuldades, com uma expectativa de vida bem menor do que a do Sudeste e o Centro Oeste que fica no meio dos dois. Nós temos que fazer uma reforma levando em consideração, a diferença que existe no país. Mas mesmo assim, sei que é uma reforma difícil e é uma prova de fogo para o presidente”, destacou.

A senadora entende que o tema precisa ser melhor explicado para a população. Para ela a necessidade. De toda forma, entende que é preciso haver modificações em relação que acontece hoje.

“Não tenho dúvida de que a Reforma da Presidência será o grande desafio do presidente. É uma reforma difícil, uma reforma que será feita totalmente num ambiente hostil, a população hoje repudia tudo que se faz no Congresso Nacional e repudia inclusive as mudanças. As mudanças ainda não foram bem explicadas para a sociedade, hoje nós temos uma expectativa de vida muito maior, as pessoas aposentam muito cedo. Temos uma questão muito séria, que é a questão de ajustar a previdência a esta nova expectativa de vida, a este novo perfil demográfico da população brasileira. Mas isto precisa ser bem explicado”, afirmou Lúcia Vânia.

Governabilidade

Lúcia Vânia espera que o presidente Temer continue tendo pelo menos o apoio do Congresso Nacional, já que não possui aprovação de grande parte da população. Para ela, há a necessidade de as reformas em modo geral serem realizadas o quanto antes, pois no entender dela pode colaborar com a retomada do crescimento do país.

“Nós torcemos para que isto aconteça. A economia está no rumo certo, só espero que ele tenha o apoio do Congresso Nacional, porque ele não pode perder este apoio, uma vez que o apoio popular ele não tem, é preciso que haja pelo menos o apoio do congresso para que as medidas sejam feitas e que as medidas não sejam uma coisa para sempre, mas que sejam mais rápidas, quanto mais rápido for, melhor para a sociedade, melhor para o país retomar o crescimento”, afirmou.

Diferente do senador Ronaldo Caiado (DEM), Lúcia Vânia que neste momento não seria interessante a saída de Michel Temer da Presidência da República. Para a parlamentar, o importante é acompanhar se realmente o peemedebista está cumprindo com a função de tomar medidas para que o país saia da crise.

“Eu sou daquelas que entendem que não podemos precipitar o quadro. Enquanto o presidente estiver cumprindo aquilo que seja importante para o país, que é a retomada do crescimento e a preocupação com 12 milhões de desempregados, a gente não pode julgar e apostar no escuro, quanto pior melhor. Temos que confiar que vamos sair da recessão, temos que acompanhar as medidas, se tiverem uma reação positiva, sairemos da crise, sem a necessidade de antecipar as eleições”, argumentou.


Leia mais sobre: Política