O vereador Lucas Kitão (PSD) entregou ao prefeito Rogério Cruz (Republicanos) uma série de sugestões para melhorar a mobilidade urbana em Goiânia. Entre elas, está um pedido para a Prefeitura realizar um estudo sobre a implantação de metrô na capital.
“Precisamos de estudos de origem e destino para saber onde seria o mais adequado fazer [as linhas do metrô]”, disse Kitão ao Diário de Goiás. “Isso está naquele plano de mobilidade, que é uma exigência do estatuto das cidades, mas Goiânia ainda não fez.”
A ideia do vereador é incluir a proposta no contexto do programa Goiânia Adiante, que prevê investimentos em diversas áreas, como infraestrutura, de até R$ 1,7 bilhão. De acordo com ele, é importante “salientar a necessidade de um olhar especial no que diz respeito à mobilidade urbana efetiva”.
“A reestruturação asfáltica da nossa capital, juntamente com a criação de novos viadutos, trará alento à população, mas é incapaz de solucionar este problema que apresento”, afirmou o vereador em documento entregue ao prefeito.
“Sabemos que muito se pode fazer pela nossa cidade na questão dos estudos de mobilidade urbana e de trânsito. Ciclovias e ciclofaixas precisam ser espalhadas pela capital de maneira integrada, vias exclusivas para o transporte público devem ser implementadas para que o nosso trânsito possa reduzir os seus gargalos, além de investimentos que devem ser feitos na melhoria da qualidade dos veículos ofertados a nossa população”, pontuou.
Kitão também propôs reformas de abrigos e terminais, bem como soluções para subsidiar o transporte, a exemplo do que ocorre em inúmeras cidades pelo mundo. Segundo o parlamentar, se houver outras fontes, como publicidade, é possível ter recursos de sobra, sem precisar aumentar a passagem.
Leia mais sobre: Goiânia / Lucas Kitão / Mobilidade Urbana / Prefeitura de Goiânia / Rogerio Cruz / Política