22 de novembro de 2024
Restituição

Lote residual de restituições do Imposto de Renda é pago pela Receita Federal, nesta quinta (29)

São mais de R$ 903,37 milhões, pagos a mais de 488.637 contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências
O último lote de restituição foi pago em setembro deste ano.Foto: EBC
O último lote de restituição foi pago em setembro deste ano.Foto: EBC

O lote residual da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) será pago nesta quinta-feira (29) pela Receita Federal. O valor corresponde a R$ 903,37 milhões, destinados a mais de 488.637 contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências.

O valor da restituição é calculado com base na taxa Selic, a partir do mês seguinte ao prazo final da declaração o Imposto de Renda, até o mês anterior ao pagamento. O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração, com depósito direto em conta ou via Pix.

Caso a conta informada tenha sido desativada ou, por algum outro motivo, o crédito não seja realizado, os valores ficam disponíveis para resgate no Banco do Brasil pelo prazo de um ano. Nesses casos, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores, em seu nome, pelo Portal BB, acessando endereço www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Se contribuinte não resgatar o valor de sua restituição no prazo de um ano, deve requerer pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos – Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Com informações da Agência Brasil


Leia mais sobre: Brasil