Um acordo celebrado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) determinou que a Olimpíada de 2028 terá Los Angeles como sede. Será a terceira vez que a cidade norte-americana receberá os Jogos, repetindo o que aconteceu em 1932 e 1984.
Até então, Los Angeles estava no páreo para ser sede das Olimpíadas de 2024 e entraria em uma disputa com Paris. Mas com o acordo do COI, a capital francesa tem o caminho livre, como candidata única para abrigar os Jogos daqui a sete anos.
“Los Angeles apresentou uma excelente candidatura que abrange as prioridades de sustentabilidade da Agenda Olímpica 2020, maximizando o uso das instalações existentes e incentivando o envolvimento dos mais jovens no Movimento Olímpico”, informou o COI por meio de um comunicado.
A informação começou a ser divulgada nesta segunda-feira (31) pelo jornal “Los Angeles Times”. E com a repercussão, o COI assumiu que o acordo estava costurado e deve ser ratificado nesta sexta-feira (4).
A oficialização das duas sedes vai acontecer apenas em setembro, em uma sessão oficial do COI.
“Estamos muito confiantes de que podemos chegar a um acordo tripartite sob a liderança do COI com Los Angeles e Paris em agosto, criando uma situação de ganho para os três parceiros. Este acordo será apresentado à Sessão do COI em Lima, em setembro, para ratificação”, complementou o comunicado.
Paris também não vai estrear como anfitriã dos Jogos Olímpicos. A capital francesa recebeu a competição em 1900 e 1924.
Leia mais sobre: Esportes