Com alguns dos principais clubes do país pelo caminho, parecia que o Londrina não seria capaz de conquistar a Copa da Primeira Liga. Mas o time paranaense surpreendeu -bateu de frente com os rivais e terminou como o campeão da edição de 2017.
Após o empate sem gols com o Atlético-MG nesta quarta (4) , no Estádio do Café, o Londrina venceu a disputa de pênaltis, para o delírio dos mais de 17 mil torcedores presentes.
O goleiro César foi o herói da decisão na marca da cal, já que pegou duas cobranças.
Inferior tecnicamente, o Londrina optou por jogar fechado, mesmo dentro de casa, tentando criar chances nos contra-ataques.
Mesmo com uma postura mais defensiva, foi o Londrina quem teve mais chances claras de gol -as melhores foram em chutes de longa distância.
Já o Atlético não conseguiu criar muitas oportunidades claras para marcar.
Mesmo tendo a posse de bola por mais tempo, o time mineiro não obrigou o goleiro César a fazer uma boa defesa sequer na primeira etapa da partida.
Na etapa final, uma das melhores chances do Atlético saiu em um escanteio. O meia Valdívia cobrou rasteiro e quase marcou um gol olímpico.
Nos minutos finais, Londrina e Atlético pareciam ter mais medo de sofrer um gol do que vontade em buscar a vitória.
Em uma última escapada do ataque mineiro, o meia Marlone teve a chance de evitar a disputa de pênaltis -o camisa 92, no entanto, não aproveitou passe em boa condição e chutou por cima do gol.
Nas penalidades, marcaram para o Londrina os seguintes jogadores: Jumar, Edson Silva, Ayrton e Dirceu. Fábio Santos e Robinho fizeram para o Atlético. Mas Clayton e Rafael Moura pararam no goleiro César.
LONDRINA
César; Lucas Ramon, Dirceu, Edson Silva e Ayrton; Rômulo (Marcinho), Jumar e Jardel; Artur, Carlos Henrique (Zafira) e Negueba. T.: Cláudio Tencati
ATLÉTICO-MG
Victor; Alex Silva, Felipe Santana, Gabriel e Fábio Santos; Adilson Elias, Cazares (Marlone) e Valdívia (Clayton); Robinho e Fred (Rafael Moura). T.: Oswaldo de Oliveira
Local: Estádio do Café, em Londrina (PR)
Juiz: Braulio da Silva Machado (SC)
Cartões amarelos: Ayrton, Negueba e Jardel (LON); Adilson (CAM)
Leia mais sobre: Esportes