O primeiro dia do mês é marcado por temperaturas negativas nas cidades da Serra de Santa Catarina. Bom Jardim da Serra, foi a cidade mais fria do Brasil registrando mínima de -6,62ºC. Já em Urupema, cidade é reconhecida como a mais fria do Brasil, os termômetros marcaram -5,95ºC. Em São Joaquim, na mesma região, registrou mínima de -4,17ºC. Os dados são da Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo no Estado.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma forte e ampla massa de ar polar derrubou a temperatura no Paraná, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No domingo (30), em Urupema a temperatura negativa chegou a -7,2 graus Celsius (°C), a mais baixa do ano no estado. As cidades de São Joaquim (-6,7°C), Urubici (-5,7°C), Painel (-4°C) e Bocaina do Sul (-3,2°C) também registraram temperatura negativa.
Em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, os termômetros registraram -4°C. Em Gramado, cidade turística da Serra Gaúcha, a temperatura foi de 0°. Em Porto Alegre, os termômetros registraram 5°C. Em Curitiba, a temperatura foi de 2°C. Em Foz do Iguaçu, localizada na região da Tríplice Fronteira, os termômetros chegaram a 5°C.
De acordo com o instituto, a intensificação e a mudança de direção do vento ainda devem acentuar o frio nos próximos dias na Região Sul.